Sport

Diante do Corinthians, Sport percorreu maior quilometragem na temporada

Leão correu 112km na vitória frente ao time paulista; Lucas Mugni liderou o quesito

Patric, lateral-direito do Sport, em ação contra o CorinthiansPatric, lateral-direito do Sport, em ação contra o Corinthians - Foto: Anderson Stevens / Sport

O Sport encerrou o calendário de jogos no mês de setembro em grande forma, após superar o Corinthians e emplacar uma sequência invicta de cinco jogos sem derrota. O trabalho consolidado do técnico Jair Ventura e o entendimento tático entre os jogadores contribuem diretamente na exibição em campo, mas o rendimento físico é outro aspecto fundamental para compreender a grande fase rubro-negra. 

Para vencer os corinthianos, o time rubro-negro percorreu a maior quilometragem na temporada: 112 quilômetros. O fisiologista Inaldo Freire exaltou a performance dos jogadores. "A gente vê que o último jogo deixou todo mundo feliz, principalmente pelo resultado, mas o que particularmente chamou atenção da gente (Departamento de Fisiologia e Preparação Física), foi exatamente a entrega dos jogadores que desenvolveram uma distância (volume) e uma intensidade (sprints) bem altas. Chamou atenção da gente constatar de um jogo onde a gente teve o maior volume e intensidade do ano”, acentuou. Lucas Mugni foi o atleta que mais se destacou, com mais de 12 quilômetros atravessados.

O desempenho físico se reflete nos triunfos e também nos reveses. Os dois resultados adversos de Jair Ventura no cargo rubro-negro, diante do Coritiba e Fortaleza, marcaram duas das quilometragens mais baixas nos oito jogos disputados: 102 e 93 quilômetros, respectivamente.

Outra marca superada na mesma partida foi a quantidade de ações de intensidade executadas, representadas pelo número de piques acima de 20 quilômetros por hora. "Além do mais, foi um recorde de ações de alta intensidade. Vinha girando em torno de 400 a 500 ações. Contra o Corinthians, nós fizemos 627, o que deixa a gente feliz." Mugni novamente se sobressaiu em relação aos companheiros, com 96 ações de intensidade completadas.

Fora dos planos do ex-técnico Daniel Paulista, o volante Marcão virou opção sob o comando de Jair Ventura e agradou pelo empenho na retaguarda enquanto Ronaldo estava vetado. Ele, inclusive, lidera a lista de atletas que mais correram na extensão do campo contra Fluminense e Corinthians. “Atletas como Marcão, que não vinha com uma sequência de jogos, entra, e é um destaque nos últimos dois jogos, com a maior distância percorrida”, contou Inaldo Freire. O fisiologista elenca outros exemplos, como Ricardinho e Lucas Mugni. "Para destacar o caso de alguns atletas, temos o caso de Lucas Mugni, Ricardinho, a questão do Marcão, Patric, Maidana que é uma supresa para a gente, porque é um zagueiro que desloca bastante, e o Patric que é um sinônimo de raça no grupo e contagia todo mundo sempre com suas orações antes dos jogos. 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

Na reta final ante o Corinthians, Patric estava visivelmente extasiado e cometeu erros simples que quase custaram caro ao Sport. Inaldo revela que ele sofreu uma pancada no joelho e precisou jogar no sacrifício. “A gente vê ele  que cai um pouco a intensidade dele nos últimos minutos quinze minutos, mas o torcedor tem que entender e observar que ele leva uma pancada no tornozelo e, por conta disso e não ter direito a mais nenhuma substituição, Patric fez um pouco mais de sacríficio e ficou mancando. Então é normal que ele caia um pouco de rendimento por conta da pancada. Mas em nenhum outro jogo a gente viu isso do Patric, mostrando uma excelente fase dele, com muita força e resistência. Um atleta que se cuida muito, tanto dentro quanto fora de campo”, explicou.


Confira o rendimento físico do Sport de Jair Ventura

Coritiba 1x0 Sport - 102 km percorridos
Grêmio 1x2 Sport - 108km percorridos
Sport 2x1 Goiás - 105km percorridos
Fortaleza 1x0 Sport - 93km percorridos
Palmeiras 2x2 Sport - 93km percorridos
Sport 1x0 Fluminense - 105km percorridos
Sport 1x0 Corinthians - 110km percorridos

 

Veja também

Defesa de Carol Solberg recorrerá de advertência por 'fora, Bolsonaro'
Manifestação

Defesa de Carol Solberg recorrerá de advertência por 'fora, Bolsonaro'

Champions League abre nova década com favoritismo espanhol no passado
Futebol

Champions League abre nova década com favoritismo espanhol no passado