Esportes

Djokovic, Hamilton e astros da NBA reagem a incêndios na Amazônia

Djokovic usou o Twitter para promover a hashtag #PrayforAmazonas, postou uma foto dos incêndios e escreveu "Desolador"

Novak DjokovicNovak Djokovic - Foto: Daniel Leal-Olivas / AFP

O português Cristiano Ronaldo, o sérvio Novak Djokovic, o inglês Lewis Hamilton e jogadores da NBA Kyle Kuzma, Luka Doncic e Pau Gasol se manifestaram nesta quinta-feira (22) contra a série de queimadas que atinge a Amazônia. Eles também aderiram à hashtag #PrayforAmazonas (#RezePelaAmazônia). O Corinthians e o lateral direito do São Paulo Daniel Alves também usaram as redes sociais para protestar.

Em seu Instagram, Hamilton postou uma foto das queimadas e escreveu: "É devastador ver nosso mundo sofrer. A floresta amazônica está queimando a uma taxa recorde e houve 80% mais incêndios neste ano em comparação ao ano passado. "Se você ainda não fez, por favor poste sobre isso, é vital que continuemos a desencadear a ação", emendou.

Minutos após a postagem de Hamilton, Cristiano Ronaldo também se manifestou nas redes sociais. "É nossa responsabilidade ajudar a salvar nosso planeta"
Djokovic usou o Twitter para promover a hashtag #PrayforAmazonas, postou uma foto dos incêndios e escreveu "Desolador". O jogador de basquete Kuzma pediu para seus seguidores espalharem consciência sobre a importância da Amazônia e postou uma foto usando um tênis escrito "Amazon" ao lado de um coração. Pau Gasol chamou a atenção para a destruição do ecossistema, que pode atingir várias espécies animais.

Daniel Alves cobrou seus seguidores no Instagram sobre o dever que o povo brasileiro tem de cuidar da Amazônia. "Reclamam depois de desenvolvimentos, de educação, de igualdade social, de direitos, mas esquecem sempre dos deveres. Lembrem-se; aqueles que não são capazes de cuidar o natural, jamais terão direitos de poderes sociais."

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a partir de imagens de satélite, o Brasil já registra um aumento de 83% de janeiro até este mês em relação ao mesmo período do ano passado. Descontrolado, o fogo também avança sobre áreas protegidas. Somente nesta semana, houve 68 ocorrências dentro de terras indígenas e unidades de conservação estaduais e federal.

O estado campeão de focos de incêndio é o Mato Grosso, com 13.682 ocorrências, praticamente um quinto dos registros do país, aumento de 87% em relação a 2018. O governador é Mauro Mendes (DEM), próximo do agronegócio. Em segundo lugar, aparece o Pará, com 9.487 focos até agora neste ano, explosão de 199% em relação ao ano passado. O estado é governado por Helder Barbalho (MDB), que recentemente sancionou uma nova lei de terras acusada de incentivar a grilagem e o desmatamento.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a afirmar nesta quinta-feira que ONGs são suspeitas de provocar incêndios na Amazônia. Questionado sobre se poderiam ser fazendeiros os autores dos focos das queimadas, ele disse que sim. "Pode, pode ser fazendeiro, pode. Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs", afirmou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.

Leia também:
Djokovic usa velocidade para superar Federer e Nadal
Hamilton supera Verstappen e vence na Hungria

Veja também

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação
Superação

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

Newsletter