Iniciativa

Dupla latina viaja pela cultura de PE e PB com uma bola e uma câmera

Mônica da Silva e Seba Acevedo, vão percorrer e vivenciar a cultura dos dois estados na última semana de fevereiro

Projeto GondwanaProjeto Gondwana - Foto: Divulgação

Uma dupla formada pela paulistana Mônica da Silva e o chileno Seba Acevedo vai percorrer e vivenciar a cultura de Pernambuco e Paraíba entre os dias 20 e 28 de fevereiro. Durante essas datas, os dois estarão na estrada com uma bola e uma câmera, ferramentas que utilizam no trabalho de conexão com as pessoas.

Entre as cidades do roteiro, estão: João Pessoa, Campina Grande, Cabaceiras, Monteiro, São Domingos do Cariri, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Gravatá entre outras.

“Vamos chegar na maior diversidade de cidades! E nelas, fotografar, filmar, entrevistar as pessoas que vivem no local e interagir a partir da bola com quem encontraremos pelo caminho. Nosso objetivo é encontrar o futebol nas praias, ruas e quadras, nos campos, em meio a Caatinga, Sertões...”, diz Mônica.

Mônica e Seba são fundadores do Projeto Gondwana Futebol & Cultura, que tem o objetivo de conectar culturas através do futebol. Em 2020 gravaram o curta-metragem “Gondwana, A Bola Conecta” nas cidades do Recife, Olinda e Lagoa do Carro. A narrativa do documentário de 23 minutos acontece a partir da influência Africana no Brasil e com forte presença nesses lugares. Nas imagens, o futebol vai aparecendo como conexão dessa contação de história. 

 “Estamos trabalhando o curta-metragem nas cidades que gravamos e vamos divulgar agora por essas cidades que estaremos. Já estamos conversando com times de várzea, profissionais e escolinhas sociais esportivas para exibir o curta-metragem e realizarmos atividades com o pessoal a partir do tema Cultura, História e Futebol”, conta Seba. O documentário estará aberto na página gondwanafc.com.

“Quando estivermos na estrada e avistarmos algum jogo de futebol, vamos parar, jogar com o pessoal, bater um papo e se quiserem assistir ao curta-metragem, iremos mostrar pelo celular, notebook. A ideia é conversar de diversos temas a partir da temática futebol. Estamos aqui para somar, passar conhecimentos que sirvam para esses meninos e meninas que amam jogar bola”, diz Mônica.

Durante a viagem, também serão entregues livros do jornalista esportivo e escritor recifense Marcelo Cavalcante. Ele fez a doação de 120 exemplares do 'Eba! Eu vi meu time campeão do Brasil', pois acredita que é possível incentivar pessoas na leitura de livros a partir da paixão pelo futebol.

Atualmente, a dupla está em busca de apoiadores, parceiros e patrocinadores para que possam avançar com o projeto e gerar impacto social, econômico e cultural. Entre os objetivos, fazer um fotolivro, exibição de “Cinema na Rua” e produzir uma Série no Brasil a partir de 2022 e na sequência por países da América Latina e África. Além de oferecerem oficinas de fotos e futebol que permitam desenvolver pensamento crítico e outras habilidades.

Veja também

Náutico vai solicitar áudio do VAR do jogo contra o Tombense
Náutico

Náutico vai solicitar áudio do VAR do jogo contra o Tombense

Ana Marcela Cunha é bicampeã dos 5 km em águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos
Mundial de Esportes Aquáticos

Ana Marcela Cunha é bicampeã dos 5 km em águas abertas no Mundial de Esportes Aquáticos