Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Edina Alves será primeira mulher a apitar Derby paulistano

Árbitra paranaense comandará jogo da próxima quarta-feira (3) entre Corinthians e Palmeiras, válido pela 2ª rodada do Campeonato Paulista.

Edina Alves esteve no último Mundial de Clubes da FIFA, onde comandou a partida entre Al Duhail e Ulsan HyundaiEdina Alves esteve no último Mundial de Clubes da FIFA, onde comandou a partida entre Al Duhail e Ulsan Hyundai - Foto: Ailton Cruz/CBF

Antes mesmo de a bola rolar, o jogo da próxima quarta-feira (3) entre Corinthians e Palmeiras já será histórico, pois será o primeiro Derby paulistano comandado por uma mulher. E a escolhida para arbitrar o clássico válido pela 2ª rodada do Campeonato Paulista é Edina Alves Batista.

A árbitra paranaense já vem conquistando um espaço importante, tendo sido a única mulher escolhida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para comandar um trio de arbitragem na última edição do Mundial de Clubes.

Na competição realizada no Catar, ela e outra brasileira, a auxiliar Neuza Back, formaram com a argentina Mariana de Almeida o primeiro trio de arbitragem 100% feminino em um jogo profissional masculino da Fifa. A partida em questão foi a vitória do Al Duhail (Catar) sobre o Ulsan Hyundai (Coreia do Sul) por 3 a 1, valendo o quinto lugar do Mundial.

Além disso, Edina e Neuza também foram relacionadas para trabalharem na final do Mundial de Clubes, que terminou com a vitória do Bayern de Munique (Alemanha) sobre o Tigres (México).

Edina está no quadro da Fifa desde 2016 e já comandou jogos da Série A do Campeonato Brasileiro masculino e uma semifinal da Copa do Mundo Feminina de 2019.

Veja também

Bia Haddad vence russa de novo e vai às oitavas do Torneio de Wuhan
TÊNIS

Bia Haddad vence russa de novo e vai às oitavas do Torneio de Wuhan

Sport protocola projeto de reforma 'retrofit' da Ilha na Prefeitura do Recife
Sport

Sport protocola projeto de reforma 'retrofit' da Ilha na Prefeitura do Recife

Newsletter