Futebol

Eintracht Frankfurt bate Rangers nos pênaltis e é campeão da Liga Europa

Todos os batedores do Eintracht converteram suas cobranças para dar ao clube o segundo título continental

Frankfurt comemora título da Liga EuropaFrankfurt comemora título da Liga Europa - Foto: Jorge Guerrero/AFP

O Eintracht Frankfurt se sagrou campeão da Liga Europa nesta quarta-feira ao bater nos pênaltis o Rangers por 5x4, depois de um empate em 1x1 no tempo normal e uma prorrogação sem gols. O time escocês saiu na frente aos 12 minutos do segundo tempo com Joe Aribo, mas aos 24 o colombiano Borré empatou para o Eintracht. Nos pênaltis, Aaron Ramsey desperdiçou para o Rangers e o título ficou com os alemães.

Todos os batedores do Eintracht converteram suas cobranças para dar ao clube o segundo título continental de sua história, depois da conquista da Copa da Uefa de 1980 sobre o Borussia Mönchengladbach. O Rangers, que ao longo da competição eliminou Borussia Dortmund e RB Leipzig, não repetiu a façanha contra o Eintracht em um jogo que só teve emoção a partir do segundo tempo.

Após uma primeira etapa sem gols, Aribo aproveitou um erro do zagueiro brasileiro Tuta e ficou cara a cara com o goleiro Kevin Trapp para abrir o placar. O gol foi um banho de água fria para a torcida do time alemão, mas serviu para movimentar o jogo com o Eintracht em busca do empate, que quase veio em dez minutos em uma tentativa do japonês Daichi Kamada de encobrir o goleiro, mas a bola saiu por cima do gol.

Dois minutos depois, Borré apareceu entre os zagueiros do Rangers para escorar cruzamento pela esquerda de Filip Kostic e empatar. A partir daí, Eintracht começou a pressionar o time escocês, que se segurava apostando nos contra-ataques, mas nenhum dos times conseguiu chegar à vitória no tempo normal.

A dois minutos do fim da prorrogação, o goleiro Kevin Trapp salvou um chute à queima-roupa de Ryan Kent para levar a decisão do título para os pênaltis, onde também brilhou ao defender a cobrança de Ramsey. "Somos todos heróis. Sem os torcedores, não teríamos conseguido", disse Trapp ao canal alemão RTL+ depois da partida.

"Jogamos 13 partidas na Europa e não perdemos nenhuma nesta temporada. Não consigo descrever o trabalho duro que esses caras fizeram para chegar aqui. Agora vamos comemorar por alguns dias", afirmou o treinador do Eintracht, Oliver Glasner. "É uma grande decepção. Jogar uma final europeia e perdê-la sempre vai doer. Você faz tudo o que pode para ganhá-la, mas é decidido nos pênaltis e é uma loteria", lamentou, por sua vez, o técnico do Rangers, Giovanni Van Bronckhorst.

Veja também

Fortaleza encara Estudiantes por vaga nas quartas da Libertadores; veja escalações e onde assistir
Futebol

Fortaleza encara Estudiantes por vaga nas quartas da Libertadores; veja escalações e onde assistir

Inglaterra vence Áustria por 1x0 na abertura da Eurocopa feminina
Eurocopa Feminina

Inglaterra vence Áustria por 1x0 na abertura da Eurocopa feminina