Esportes

Elenco do Santa em fase de desmanche pela terceira vez

Apenas sete atletas têm contrato com o Santa Cruz para a temporada 2019. Restante do grupo encerrou vínculo após participação na Série C

 

Assim como aconteceu em 2016 e no ano passado, o Santa Cruz corre risco de grande debandada dos jogadores. Para 2019, por exemplo, apenas sete atletas têm contrato - goleiro Lucas Silva, zagueiros Danny Morais e Eduardo Brito, volante Charles, meias Hericles e Willams Luz e atacante Augusto -, enquanto o restante dos profissionais encerrou o vínculo após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C. A diretoria de futebol tricolor projeta manter a base, mas o elenco já sofre perdas e, aos poucos, começa a se desmanchar.

O primeiro a deixar o Arruda foi o atacante Lima. Um dia depois, o zagueiro Augusto Silva, o lateral-direito Maílton e volante Johnny se despediram do Santa e retornaram para o Palmeiras após empréstimo. A lista de saídas aumentou com o adeus do atacante Robinho, que voltou para o Ceará/CE, clube no qual pertence e disputa o Campeonato Brasileiro da Série A. Com a reformulação iniciada, o Tricolor deve oficializar mais desligamentos nos próximos dias.

A palavra de ordem para o ano que vem é a mesma das temporadas 2017 e 2018: reconstrução. Mesmo com a direção planejando a manutenção da base, há grandes riscos de a Cobra Coral iniciar do zero. Uma das alternativas para 2019 é integrar as jovens apostas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Aspirantes Sub-23 este ano ao elenco profissional.

“Enxergo um time base para 2019 maior do que foi em 2018. Temos jogadores do Sub-23 e outros que se destacaram no grupo principal. Quando a gente fala em enxugar elenco é pelo fato de termos conseguido uma base maior, com alguns jogadores que tiveram um bom desempenho. É um trabalho em conjunto com análise de desempenho e com toda a diretoria. Com tranquilidade, vamos sentar e traçar isso. Mas vamos conseguir uma base melhor do que a do ano passado”, declarou o presidente Constantino Júnior em entrevista coletiva.

Em 2017, após o rebaixamento à Série B do Brasileiro em 2016, o Santa Cruz remontou o elenco inteiro. Nesta temporada, o script foi o mesmo justamente porque o clube caiu para a Terceira Divisão no ano passado, acumulando dois descensos seguidos. Ao todo, 39 reforços foram contratados e três treinadores (Júnior Rocha, Paulo César Gusmão e Roberto Fernandes, respectivamente) dirigiram o Tricolor em 2018.:

Confira a lista dos jogadores que têm contrato para a próxima temporada

Goleiro Lucas Silva (novembro de 2019);
Zagueiro Danny Morais (novembro de 2019);
Zagueiro Eduardo Brito (dezembro de 2019);
Volante Charles (novembro de 2019);
Meia Hericles (dezembro de 2019);
Meia Willams Luz (dezembro de 2019);
Atacante Augusto (junho de 2020).

 

Veja também

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira
Sport

CBF divulga datas de jogos do Sport contra Atlético-MG e Fortaleza; confira

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação
Futebol

John Textor depõe em CPI e apresenta documentos para justificar acusação de manipulação

Newsletter