Elenco do Santa em fase de desmanche pela terceira vez

Apenas sete atletas têm contrato com o Santa Cruz para a temporada 2019. Restante do grupo encerrou vínculo após participação na Série C

 

Assim como aconteceu em 2016 e no ano passado, o Santa Cruz corre risco de grande debandada dos jogadores. Para 2019, por exemplo, apenas sete atletas têm contrato - goleiro Lucas Silva, zagueiros Danny Morais e Eduardo Brito, volante Charles, meias Hericles e Willams Luz e atacante Augusto -, enquanto o restante dos profissionais encerrou o vínculo após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C. A diretoria de futebol tricolor projeta manter a base, mas o elenco já sofre perdas e, aos poucos, começa a se desmanchar.

O primeiro a deixar o Arruda foi o atacante Lima. Um dia depois, o zagueiro Augusto Silva, o lateral-direito Maílton e volante Johnny se despediram do Santa e retornaram para o Palmeiras após empréstimo. A lista de saídas aumentou com o adeus do atacante Robinho, que voltou para o Ceará/CE, clube no qual pertence e disputa o Campeonato Brasileiro da Série A. Com a reformulação iniciada, o Tricolor deve oficializar mais desligamentos nos próximos dias.

A palavra de ordem para o ano que vem é a mesma das temporadas 2017 e 2018: reconstrução. Mesmo com a direção planejando a manutenção da base, há grandes riscos de a Cobra Coral iniciar do zero. Uma das alternativas para 2019 é integrar as jovens apostas que disputaram o Campeonato Brasileiro de Aspirantes Sub-23 este ano ao elenco profissional.

“Enxergo um time base para 2019 maior do que foi em 2018. Temos jogadores do Sub-23 e outros que se destacaram no grupo principal. Quando a gente fala em enxugar elenco é pelo fato de termos conseguido uma base maior, com alguns jogadores que tiveram um bom desempenho. É um trabalho em conjunto com análise de desempenho e com toda a diretoria. Com tranquilidade, vamos sentar e traçar isso. Mas vamos conseguir uma base melhor do que a do ano passado”, declarou o presidente Constantino Júnior em entrevista coletiva.

Em 2017, após o rebaixamento à Série B do Brasileiro em 2016, o Santa Cruz remontou o elenco inteiro. Nesta temporada, o script foi o mesmo justamente porque o clube caiu para a Terceira Divisão no ano passado, acumulando dois descensos seguidos. Ao todo, 39 reforços foram contratados e três treinadores (Júnior Rocha, Paulo César Gusmão e Roberto Fernandes, respectivamente) dirigiram o Tricolor em 2018.:

Confira a lista dos jogadores que têm contrato para a próxima temporada

Goleiro Lucas Silva (novembro de 2019);
Zagueiro Danny Morais (novembro de 2019);
Zagueiro Eduardo Brito (dezembro de 2019);
Volante Charles (novembro de 2019);
Meia Hericles (dezembro de 2019);
Meia Willams Luz (dezembro de 2019);
Atacante Augusto (junho de 2020).

 

Veja também

Skatistas brasileiros iniciam temporada visando aos Jogos de Tóquio
Jogos Olímpicos

Skatistas brasileiros iniciam temporada visando aos Jogos de Tóquio

Com pandemia, principais maratonas se concentram no 2º semestre; veja calendário
Atletismo

Com pandemia, principais maratonas se concentram no 2º semestre; veja calendário