Série B

Em evolução, Náutico visita Juventude buscando respirar na tabela

Timbu avançou na proposta construída pelo novo técnico e tenta manter rendimento frente a oponente de pesso

Elenco do NáuticoElenco do Náutico - Foto: Caio Falcão / CNC

Depois de empatar com o Vitória, rival direto na briga contra a queda, o Náutico volta a campo, neste sábado, às 21h, diante de um adversário em situação oposta. O oponente da vez é o Juventude, no Alfredo Jaconi, em duelo válido pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gaúchos são fortes postulantes na disputa pelo acesso e atualmente ocupam a 4ª posição, com 37 pontos. É um obstáculo e tanto para os alvirrubros não desviarem da missão de diminuir a vantagem do 

Mesmo assim, a atuação incisiva contra os baianos entrega uma projeção diferente para este jogo do que em rodadas passadas. Afinal de contas, o Timbu incorporou uma postura mais agressiva e direta, ao contrário das exibições anteriores sem resquícios de imposição ofensiva. Há uma semana e meia à frente do time, Hélio dos Anjos já encaminha uma filosofia que pode ser crucial no andamento da Segundona, especialmente em confrontos desafiadores como nesta partida.

Naturalmente, o técnico alvirrubro deve adequar o estilo de jogo às condições de visitante e do adversário qualificado. Após preocupar por sentir dores no joelho esquerdo, mesma região que o afastou dos gramados, o atacante Álvaro não joga apenas por preucação e deve ficar à disposição no próximo compromisso. Mesma situação dos volantes Jhonattan e Bustamante, vetados desde a última rodada. Por outro lado, o lateral-direito Bryan e o atacante Paiva foram liberados. 

Com isso, é possível visualizar a composição do meio de campo com Jean Carlos ao lado de Ruy e, mais atrás, os volantes Rhaldney e Djavan. À frente, o desempenho no último jogo aumenta as chances de Erick completar o ataque com Kieza. A lateral-direita é incógnita, após Hereda ser acionado e agradar nas investidas enquanto Bryan retorna.

Juventude 
O Periquito de Caxias do Sul também esteve envolvido em confronto direto na rodada passada, com o América Mineiro, mas foi derrotado fora de casa. Porém, os gaúchos contam com a força do Alfredo Jaconi, onde acumulam três vitórias nas últimas quatro partidas disputadas em seu mando. A tendência é o técnico Pintado repetir a formação utilizada no revés.

Ficha do jogo

Juventude
Marcelo Carné; Igor, Genílson, Bareiro e Hélder; João Paulo, Gustavo Bochecha e Renato Cajá; Gabriel Bispo; Capixaba e Rafael Silva. Técnico: Pintado.

Náutico 
Jefferson; Hereda (Bryan), Ronaldo Alves, Camutanga e Kevyn; Rhaldney, Djavan, Ruy e Jean Carlos; Erick e Kieza. Técnico: Hélio dos Anjos.

Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul/RS)
Horário: 21h
Árbitro: André Rodrigo Rocha (TO)
Assistentes: Cipriano da Silva Sousa e Natal da Silva Ramos Júnior (ambos TO)

Veja também

Santa empata em 2x2 com o Itabaiana/SE pela pré-Copa do Nordeste
Futebol

Santa Cruz empata em 2x2 com o Itabaiana/SE

Palmeiras empata, e Santos perde antes de final da Libertadores
Campeonato Brasileiro

Palmeiras empata, e Santos perde antes de final da Libertadores