Campeonato Pernambucano

Em jogo amarrado, Sport bate Salgueiro e vai à final do Estadual

Rubro-negro encontrou bastante dificuldades diante do Carcará, e chegou ao gol da vitória graças a pênalti convertido por Maidana

Maidana comemora o gol que deu a vitória ao SportMaidana comemora o gol que deu a vitória ao Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A final do Campeonato Pernambucano será entre Náutico e Sport. Depois do Alvirrubro carimbar sua classificação no domingo, na noite desta segunda-feira (10), foi a vez do Leão carimbar seu passaporte. Em jogo amarrado, - como tem sido nos últimos anos entre os dois - disputado na Arena de Pernambuco, o Rubro-negro levou a melhor sobre o Carcará e venceu pelo placar de 1x0, em duelo válido pela semifinal. O único gol do encontro foi anotado por Maidana, de pênalti. Agora, a equipe comandada por Umberto Louzer se prepara para as decisões, ante o Timbu. Em embates de ida e volta, os rivais da capital pernambucana se encontram nos dois próximos domingos. 

O jogo

Se após a boa apresentação contra o Náutico, o torcedor do Sport achou que o jogo seria fácil, na prática não foibem assim que as coisas andaram. No primeiro tempo, desde o início, o Salgueiro dificultou as ações da equipe rubro-negra. Se defendendo com os 11 jogadores atrás do meio-campo, o Carcará não deixou o Leão impor o ritmo desejado pelo técnico Umberto Louzer. O treinador, inclusive, se mostrou muito irritado à beira do gramado com as tomadas de decisões erradas de seus comandados. Parando na boa marcação adversária, o time da Praça da Bandeira sequer acertou um chute na meta defendida por Tanaka nos 45 minutos iniciais. 

Apostando nos erros do Sport, o Salgueiro buscava ser rápido na transição e até atacou com frequência. Entretanto, além da finalização de Renato Henrique de longe, sobre o gol de Maílson, a outra boa chegada foi em tabela feita por Felipe Baiano e Aruá. Após tentativa de chute do camisa 7, a bola sobrou para Tarcísio, que acabou furando na hora de tirar o dez. 

Com Toró e Mikael apagados no primeiro tempo, Umberto Louzer voltou com Everaldo e Tréllez para os 45 minutos finais. E não demorou para as alterações surtirem efeito. Pelo menos em questão de desempenho. O time ganhou em velocidade com o atacante de beirada e passou a chegar na frente constantemente. Em uma das espetadas, Tréllez recebeu na entrada da área e bateu firme de canhota, obrigando Tanaka a espalmar para escanteio. 

A evolução, no entanto, parou por aí. Voltando a repetir os erros da etapa inicial, o Sport não deixava o Salgueiro incomodar, mas pouco produzia. O Leão só voltou a assustar a meta de Tanaka depois dos 30 jogados. Duas vezes com Maidana. Na primeira, o defensor cabeceou e o goleiro fez grande intervenção. Na sequência, Moreilândia derrubou Maxwell na área e Daronco assinalou o pênalti. Na cobrança, o camisa 6 bateu com categoria para colocar o Rubro-negro com um pé na final. 

Ficha do jogo

Sport 1
Maílson; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares (Zé Welison) e Thiago Lopes (Maxwell); Neílton (Marquinhos), Toró (Everaldo) e Mikael (Tréllez). Técnico: Umberto Louzer. 

Salgueiro 0
Tanaka; Dadinha, Ranieri, Richard e Alan Pires; Moreilândia, Aruá (Raimundinho), Felipe Baiano e Tarcísio (Alison Araçoiaba); Cássio Ortega (Robinho) e Renato Henrique. Técnico: Marcos Tamandaré.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Kleber Gil (SC) e Eduardo Cruz (MS)
Gols: Maidana, aos 36' do 2T (SPT)
Cartões amarelos: Neílton (SPT); Tarcísio, Dadinha, Richard (SAL)

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Sport pouco produz e perde para o Juventude fora de casa
Série A

Sport pouco produz e perde para o Juventude fora de casa

Hélio se diz "muito satisfeito" e destaca personalidade da equipe em nova vitória na Série B
Náutico

Hélio se diz "muito satisfeito" e destaca personalidade da equipe em nova vitória na Série B