Eleição no Santa Cruz

Reunião do CD termina sem definição e novo encontro é marcado para decidir formato da eleição

Reunião, realizada de forma virtual, durou pouco mais de um hora e passou longe de ser considerada pacífica em meio ao clima de tensão entre os conselheiros

Estádio do ArrudaEstádio do Arruda - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Pouco mais de uma hora não foi suficiente para colocar em votação as sugestões dos conselheiros sobre o formato da eleição, um dos temas que foram tratados na noite desta quinta-feira, em reunião virtual, realizada pelo Conselho Deliberativo do Santa Cruz. 

Por etapas, o encontro foi dividido em três partes. No momento de abertura, o diretor das categorias de base tricolor, Rogério Guedes, fez uma breve explanação sobre os números alcançados nas categorias inferiores, a importância da rodagem entre os atletas do sub-20 e sub-23, além do aproveitamento de jogadores no profissional e do retorno financeiro que o clube já teve com a venda de alguns nomes. 

Depois, o diretor do Núcleo de Gestão do clube, Ítalo Mendes, fez uma apresentação contábil sobre a quantidade de sócios que a Cobra Coral pode atingir no próximo triênio, assim como o retorno de receitas que podem ser alcançadas pelo clube nesse período. O foco da reunião, contudo, estava no assunto eleição, último e mais duradouro tema a ser tratado na sessão, e que de longe foi discutido de forma apaziguada. 

Dentro desse assunto, havia a possibilidade de parte do conselho voltar a discutir o adiamento do pleito, até aqui marcado para o dia 14 de dezembro. E foi o que aconteceu, de acordo com o conselheiro colaborativo e um dos líderes do Movimento Intervenção Popular Coral (IPC), Jhonny Guimarães, que tratou a reunião como improdutiva ao passo em que foi finalizada sem definições.  

"A reunião foi improdutiva. Foi marcada pelo tema genérico "eleições", na ocasião o presidente (do Conselho Deliberativo) falou que não trataria de adiamento das eleições, mas assim que o primeiro conselheiro falou sobre adiar, a pauta ficou sendo trazida constantemente, inclusive, pelo presidente Paulo Borba. Os advogados que estavam lá deixaram bem claro, com argumentações legais, que o conselho não tem competência para adiar as eleições. Foi encerrada a reunião sem nenhuma votação", relatou.

A reportagem tentou contato com o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Borba, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. Num segundo momento, o conselho recebeu sugestão sobre o formato em que a eleição deve ocorrer no final do ano. Entre os apontamentos, foi sugerido que o pleito aconteça de forma mista, ou seja, com os sócios aptos podendo votar presencialmente ou de forma virtual. Mas o conselho não chegou a um consenso e, em meio às indefinições, ficou decidido que uma nova reunião será realizada no dia 19 de novembro  para decidir se a eleição será presencial, virtual ou de forma mista. 

Em outra ocasião, em contato com a Folha, o dirigente do conselho, Paulo Borba, defendeu uma reavaliação no critério de votação e explicitou o desejo de ter o processo eleitoral realizado de maneira remota, por conta da pandemia de Covid-19. Com o voto, segundo ele, sendo feito através do site oficial do Santa Cruz. O candidato a presidente do executivo do clube, André Frutuoso, levantou a possibilidade de um consenso entre situação e oposição sobre o formato, desde que o processo seja "amplamente auditável".

Veja também

Lazio vence, mas Juventus faz gol no fim e se garante na decisão da Copa da Itália
Futebol Internacional

Lazio vence, mas Juventus faz gol no fim e se garante na decisão da Copa da Itália

Arsenal goleia Chelsea, amplia saldo de gols no topo do Inglês e pressiona Liverpool e City
Futebol Internacional

Arsenal goleia Chelsea, amplia saldo de gols no topo do Inglês e pressiona Liverpool e City

Newsletter