Copa do Nordeste

Em noite de despedidas, Santa dá adeus a Danny Morais e ao Nordestão 2021 com derrota

Último jogo do capitão coral foi marcado pela forte chuva e jogo truncado contra o Botafogo/PB

Foto: Rafael Melo/ Santa Cruz FC

Em duelo que marcou a despedida do zagueiro e capitão coral Danny Morais, o Santa Cruz perdeu em casa para o Botafogo/PB neste sábado (10), por 1x0, num duelo entre eliminados na Copa do Nordeste. A partida, válida pela oitava rodada da competição regional, teve um Santa escalado com time misto, que sofreu com a forte chuva e o jogo truncado dos paraibanos, que cometiam muitas faltas. 
 
Em jogo pouco criativo, a equipe tricolor terminou sua participação no Nordestão na lanterna do Grupo A, com apenas três pontos somados e sete derrotas em oito rodadas. O desempenho culminou na pior campanha do Santa em todas as participações na competição regional. Com a eliminação precoce, o foco da equipe passa  segunda fase da Copa do Brasil e o Estadual. O técnico João Brigatti escalou um time misto já mirando a decisão da Copa do Brasil contra o Cianorte/PR, na próxima terça-feira (13).

O primeiro tempo foi marcado pelos erros ofensivos de ambos os lados e as boas atuações de Elicarlos e Derley. Os defensores do Santa seguraram a pressão do Botafogo/PB, que criou mais que o Tricolor. Madson foi o único que foi mais agudo, apesar de constantemente desarmado. As melhores oportunidades, para ambos os times, vieram de bolas paradas. Logo aos 7 minutos, a falta cobrada por Péricles caiu dentro da área e sobrou para Derley, que chutou logo acima do gol do time paraibano.

Já no segundo tempo, o Botafogo/PB aumentou o volume de jogo e exigiu mais do goleiro Jordan, que foi um dos destaques do Santa na partida. Porém, aos 33 minutos, Lucas Gabriel ficou com a sobra da cobrança de escanteio, ajeitou para a perna esquerda e chutou rasteiro, sem chances para o goleiro coral.

 

 

Os paraibanos, então, valorizaram a posse de bola e arrancaram sua única vitória nesta edição da Copa do Nordeste. Com o resultado, somaram 6 pontos e, desta forma, fizeram com que o Sport, que tinha apenas 4, terminasse a competição na lanterna do Grupo B.

Danny Morais

Revelado nas categorias de base do Internacional, onde atuou por 12 anos, Danny Morais jogou com a camisa coral pela primeira vez em janeiro de 2015. Foram duas passagens pelo Santa Cruz: entre 2015 e 2016 e entre 2018 e 2021. Ao longo da trajetória no Arruda, o zagueiro atuou 178 vezes, conquistou dois Campeonatos Pernambucanos, uma Copa do Nordeste e um acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Danny era o único remanescente do último elenco que conseguiu ser campeão pelo clube.

No dia da despedida, Danny compartilhou imagens do último dia como atleta e de destaques da sua trajetória no Santa nas redes sociais. Afirmou que a aposentadoria foi uma “decisão difícil” e lamentou a ausência da torcida no Arruda em sua despedida. Na entrada em campo, o zagueiro recebeu uma camisa com o número 177, representando o número de partidas já jogadas até então no clube.

“O que fica é saber que toda vez que pisei neste gramado e vesti esta camiseta foi com respeito, entrega e dedicação total”, afirmou o zagueiro no teaser de “Danny Morais – O legado do Capitão”, vídeo especial lançado pela TV Coral, no YouTube, celebrando a carreira do defensor. Ele atuou por apenas 9 minutos na partida, sendo substituído por William Alves, a quem passou a braçadeira de capitão, sob os aplausos dos companheiros de equipe.

“Eu quis viver essa semana para viver essas emoções. Hoje foi simbólico, mas desde pouco antes de anunciar (a aposentadoria) tenho vivido cada momento”, comentou.

Sobre seu futuro profissional, Danny prefere deixar em aberto. “Não penso muito nisso agora. Vou descansar um pouquinho, mas, sem dúvida, vai ser no meio do futebol.”

FICHA TÉCNICA

Santa Cruz 0

Jordan; Ítalo Melo, Célio Santos, Danny Morais (William Alves) e Eduardo; Derley, Elicarlos (Karl) e Péricles (Chiquinho); Vinícius Balotelli, Madson (Marcos Vinícius) e Léo Gaúcho (Marcel). 
Técnico: João Brigatti.
 
Botafogo/PB 1

Felipe; Rodrigo Ramos, Samuel, Willian Machado e Lucas Gabriel; Bruno Menezes (Zulu), Pablo (Lagoa), Clayton (Ramon Tanque e Marcos Aurélio (Kaio Wilker); Welton Felipe e Sávio (Roniel).  
Técnico: Gerson Gusmão.
 
Local: Arruda (Recife/PE);
Horário: 18h15;
Arbitragem: Thayslane de Melo Costa (SE);
Assistentes: Thiago Emanuel Reis de Albuquerque (SE) e  Renner Lisboa dos Santos (SE);
Gol: Lucas Gabriel (33’)
Cartões amarelos: Rodrigo Ramos, William Machado, Kaio Wilker e Sávio (Botafogo/PB); Eduardo e Marcos Vinícius (Santa Cruz).

Como assinar o DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame

Veja também

Louzer elogia Thiago Neves, e projeta uso gradual do meia na temporada
Sport

Louzer elogia Thiago Neves, e projeta uso gradual do meia na temporada

Náutico oficializa contratação de Vargas
Futebol

Náutico oficializa contratação de Vargas