Futebol

Em Pituaçu, Santa Cruz enfrenta Jacuipense nesta segunda

Tricolor é o primeiro colocado do grupo A e os baianos estão na sétima posição

Perí, lateral-esquerdo do Santa CruzPerí, lateral-esquerdo do Santa Cruz - Foto: Rafael Melo/SCFC

Já classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, o Santa Cruz encara o Jacuipense, nesta segunda-feira (30), às 20h, pelo Grupo A, em Pituaçu, Salvador. O Tricolor espera voltar a trilhar o caminho das vitórias, principalmente após a derrota para o Manaus na última rodada. Com os quatro classificados ao quadrangular decisivo já definidos, a equipe baiana, por outro lado, vai para a partida somente para cumprir tabela. 

Para o confronto, Marcelo Martelotte deve ter sua equipe titular à disposição depois de cinco rodadas com desfalques. A baixa fica por conta do suplente Victor Rangel, que lesionou a posterior da coxa direita, e está fora da partida.

Pensando em dar ritmo ao elenco, Martelotte deve escalar os 11 principais atletas. Os testes de Covid-19 realizados na última terça-feira (24) não acusaram nenhum jogador com o vírus e todos estão liberados para a partida. Vale lembrar que o Santa Cruz sofreu bastante com o surto do novo coronavírus no elenco. Só em novembro foram nove atletas infectados, além de dois integrantes do departamento médico, um preparador físico e o executivo de futebol do clube. 



A dúvida fica por conta da formação no meio-campo. Como Didira retornou há pouco às atividades com o restante do grupo, existe a possibilidade do meia ser acionado no decorrer do jogo. Caso isso aconteça, Chiquinho deve ser escalado para assumir a armação do time, enquanto Jáderson pode ser convocado para liderar a ponta esquerda.

Ainda assim, como já destacado por Martelotte, a tendência é que Didira entre de frente, uma vez que o atleta realizou quatro sessões de treinos desde que retornou ao batente e visto que o técnico visa nos próximos dois jogos manter a regularidade da equipe e dar ritmo de jogo aos jogadores que foram afastados devido à Covid-19. Nesse contexto, Chiquinho deve assumir a ponta esquerda, Lourenço aparece do lado direito e Pipico se mantém centralizado na frente. 

Na lateral esquerda, por outro lado, Perí deve retornar ao posto na vaga de Leonan. Enquanto na cabeça de área, o treinador deve voltar a ter a espinha dorsal com Bileu e Paulinho, tendo André como opção no banco. 

Jacuipense
Com 21 pontos e atualmente na 7ª posição do Grupo A, o Jacuipense não tem mais chances de passar para a próxima fase da Série C. Mesmo que vença o Santa Cruz e o jogo da última rodada, o time baiano só conseguiria chegar a 27 pontos, um a menos que o atual quarto colocado, o Vila Nova/GO, e o Paysandu (3º). No jogo de ida entre a Cobra Coral e o Jacuipense, pela 6ª rodada, as equipes empataram em 3x3, no Arruda.

Ficha técnica

Santa Cruz
Maycon Cleiton; Toty, Danny Morais, William Alves e Perí (Leonan); Bileu (André), Paulinho e Didira; Chiquinho (Jáderson), Lourenço e Pipico. Técnico: Marcelo Martelotte.

Jacuipense
Jordan; Railan, Kanu, Railon e Vicente; Josa, Thiaguinho, Eudair, Raniele e Levine; Dinei. Técnico: Jonilson Veloso. 

Horário: 20h
Estádio: Pituaçu (Salvador/BA)
Árbitro: João Ennio Sobral. Assistentes: Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa e Marcus Vinicius Machado Araujo Brandão (trio do RJ).
Transmissão: DAZN.

Veja também

Com hepta de Amandinha, Brasil domina premiação do futsal mundial
Futsal

Com hepta de Amandinha, Brasil domina premiação do futsal mundial

CBF confirma datas e horários das finais da Série D do Brasileiro
Futebol

CBF confirma datas e horários das finais da Série D do Brasileiro