RECIFE

Em primeira final no Nordeste, Minas conquista Superliga Feminina de Vôlei no Recife

Partida entre Dentil Praia Clube e Gerdau Minas foi disputada no ginásio Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul

Minas se sagra campeão do torneio. Fotos: Ricardo Fernandes/ Folha de PernambucoMinas se sagra campeão do torneio. Fotos: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Pela primeira vez na história uma final de Superliga feminina de vôlei é realizada no Nordeste e a cidade do Recife teve o privilégio de sediar o evento, neste domingo (21), na partida entre Dentil Praia Clube e Gerdau Minas, disputada no ginásio Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul.

Em uma partida muito disputada, o Minas conquistou o título por 3 sets a 1, com parciais de 25 x 22, 21 x 25, 25 x 16, e 25 x 21. Esta é a quinta vez que a final do principal torneio da temporada nacional é decidida nesse que é conhecido como “Clássico Pão de Queijo”, evidenciando a hegemonia das equipes mineiras no cenário do vôlei nacional. 

Sobre a partida
O primeiro set foi decidido no detalhe, disputado ponto a ponto, com vitória do Minas, por 25 a 23. No segundo, o Praia conseguiu uma boa vantagem com uma sequencia de serviços a favor no final, liquidando a fatura por 25 a 21.  

No terceiro set, o Minas ditou o ritmo e venceu por larga vantagem: 25 a 16. A final foi decida no quarto set pelo Minas, por 25 a 21.

Seleção da Superliga Feminina 
Antes da entrega das medalhas e troféu para as campeães, que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e do presidente da Confederação Brasileira de Vôlei, Radamés Lattari Filho, foram premiadas as atletas que mais se destacaram na competição.Kisy Nascimento levou dois troféus, um como melhor oposta e outro como melhor jogadora do torneio (MVP). 

Confira a lista da seleção do campeonato:
Levantadora: Brie King
Oposta: Kisy Nascimento
Central 01: Adenízia Silva
Central 02:  Thaisa Daher 
Ponteira 01: Roni Perry
Ponteira 02: Sofya Kuznetsova
Líbero: Camila Brait
Atleta Revelação: Julia Kudiess
MVP: Kisy Nascimento
Melhor Técnico: Nicola Negro

Capital do vôlei no NE
Desde o ano passado, o Recife tem recebido uma série de grandes eventos do vôlei nacional e internacional. No ano passado, a cidade sediou os Sul-Americanos de Vôlei masculino e o feminino. Em 2022, recebeu a Supercopa Masculina de Vôlei. No último mês de março, Recife também sediou a etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia BET7K 2024 e do Beach Pro Tour Challenge.

Nesta final da Superliga feminina, a torcida lotou as arquibancadas para acompanhar a atuação das melhores jogadoras de vôlei do Brasil. A professora recifense Maysa Marques, 21 anos, contou sobre o que a motivou a comparecer. "Eu vim assisstir porque sou muito fã de vôlei, acompanho sempre, mas é raro a gente ter oportunidades como essa de acompanhar o vôlei de perto e estou muito feliz de estar podendo ter essa experiência"."Torci pelo Minas até o fim. Muito bom eles terem vindo com essa final em Recife. A gente é do Nordeste e é super animado com o vôlei", disse a corretora de seguros recifense Eduarda Diniz, de 33 anos.

“Clássico Pão de Queijo”
Desde a temporada 2017-18, as equipes se revezam no topo da Superliga feminina. Ao todo, são quatro títulos do Minas (todos contra o rival local) e dois do Praia, atual campeão na única vez que superou a rival da capital mineira.

O retrospecto recente do confronto reforça essa rivalidade acirrada. Minas e Praia Clube se enfrentaram sete vezes com quatro vitórias para o Minas e três para o Praia. Cada uma das equipes soma duas conquistas nesta temporada. O Minas venceu a Supercopa e o Sul-Americano, enquanto o Praia Clube ficou com o Campeonato Mineiro e a Copa Brasil.


(Fotos: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco)

Atletas na seleção brasileira
A finalíssima reuniu 10 jogadoras inscritas pelo técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães, para a disputa da Liga das Nações, em maio no Rio de Janeiro.

Do Praia Clube, a levantadora Claudinha, a líbero Natinha, a central Adenízia foram as pré-selecionadas. Pelo lado do Minas, as opostas Tainara e Kisy, a ponteira Pri Daroit, as centrais Thaisa (capitã do Minas), Julia Kudiess, Carol Gattaz e a líbero Nyeme apareceram primeira lista para a competição.

Vôlei pernambucano
Sem clubes na decisão, Pernambuco contou com um grande representante em quadra na final, Paulo Coco, técnico do Praia Clube há sete temporadas.

O Geraldão receberá também a final da Superliga masculina de vôlei, no próximo dia 28 deste mês, com finalistas ainda não definidos. Joinville Vôlei, Sesi-SP, Vôlei Renata e Vôlei Guarulhos estãos nas disputas das semifinais.

Veja também

Com decisões pela frente, Soso não descarta mudanças no Sport, após desgaste contra Avaí
Sport

Com decisões pela frente, Soso não descarta mudanças no Sport, após desgaste contra Avaí

Gabigol assume erro, explica por que vestiu camisa do Corinthians e diz: 'Amo o Flamengo'
Futebol

Gabigol assume erro, explica por que vestiu camisa do Corinthians e diz: 'Amo o Flamengo'

Newsletter