NBA

Em troca bombástica, James Harden é negociado para o Brooklyn Nets

Ala-armador de 31 anos vai se juntar ao também ex-OKC Kevin Durant e a Kyrie Irving no time de Nova York.

James Harden, ala-armador do Brooklyn NetsJames Harden, ala-armador do Brooklyn Nets - Foto: Cato Cataldo / NBAE / Getty Images / AFP

Acabou a novela! James Harden não é mais jogador do Houston Rockets. Segundo o insider Shams Charania, do portal The Athletic, o Barba foi negociado nesta quarta (13) para o Brooklyn Nets. A troca, que ainda envolveu Cavaliers e Pacers, deixa os Rockets com Victor Oladipo, Dante Exum, Rodions Kurucs e um número recorde de escolhas de draft do Nets. 

O astro de 31 anos já vinha pedindo para ser negociado desde meados de novembro, quando Houston começou a trocar as peças do experimento fracassado em torno da parceria entre Harden e Westbrook. O time, que jogava sem um pivô de ofício desde a troca que levou Clint Capela a Atlanta, caiu na segunda rodada dos playoffs para o eventual campeão, o Los Angeles Lakers.

Na offseason saíram Robert Covington e Russel Westbrook para a chegada de John Wall, DeMarcus Cousins e Christian Wood. O elenco renovado, contando com seu amigo Wall, aparentemente não foi o bastante para convencer o Barba a permanecer no time.

No início de dezembro, enquanto os jogadores do Rockets se apresentavam para a pré-temporada em Houston, Harden postou diversas fotos em seu Instagram onde aparecia em Atlanta, na festa de aniversário do rapper Lil Baby. Nessas férias estendidas, o jogador ainda foi visto em Las Vegas, poucos dias depois, em um stripclub. Ele ainda se apresentou visivelmente acima do peso no dia 14 de dezembro, já às vesperas da estréia do time na pré-temporada.

A gota d’água para o Rockets foi a coletiva de imprensa após derrota contra o Lakers, nesta terça (12). Perguntado sobre a performance da equipe, Harden alegou que o time “simplesmente não é bom o bastante.” Segundo o ex-MVP, não havia “química e talento” suficiente.

“Eu amo esta cidade. Eu literalmente fiz tudo que eu podia. […] É algo que eu não acho que possa ser consertado.” disse o Barba, logo antes de abandonar a coletiva de imprensa.

James estava no Rockets desde 2012, após ser negociado pelo OKC Thunder. A troca reúne Harden com o ex-companheiro de OKC, Kevin Durant, no Brooklyn e forma um “big three” no Nets que ainda conta com o armador Kyrie Irving. 

Especialistas argumentam que abrir mão de tantas peças para juntar três estrelas que precisam da bola nas mãos é arriscado e pode não dar liga. O Nets já sofre com a ausência de Irving nos últimos quatro jogos por “motivos pessoas”, segundo o atleta, que foi visto sem máscara numa festa com familiares no início desta semana.

Já o Rockets (3 vitórias – 6 derrotas) amarga a vice-lanterna da conferência oeste, atrás apenas do Minnesota Timberwolves (3 – 8). Após a derrota contra o Lakers na terça, John Wall disse que relação com James andava “dura” ultimamente, enquanto DeMarcus Cousins disse que as declarações de Harden naquela mesma coletiva eram “desrespeitosas” com seus companheiros de equipe. 

A troca ainda envolve Cleveland Cavaliers, que adquirem o jovem pivô Jarret Allen e o ala Taurean Prince - que o Nets havia mandado para o Rockets - ao preço de duas escolhas de draft, mais o armador Dante Exum e o Indiana Pacers, que trocou o contrato expirante de Victor Oladipo por Caris LaVert, que tem mais duas temporadas, além da atual, sob contrato.


Quem fica com o quê?

Brooklyn Nets: James Harden (Rockets) e uma escolha de segunda rodada do Cavaliers em 2024.

Houston Rockets: Victor Oladipo (Pacers), Dante Exum (Cavs) e Rodions Kurucs (Nets), três escolhas de primeira rodada do Nets - 2022, 2024 e 2026 - mais permutas de escolhas em 2021, 2023, 2025 e 2027. Além de um escolha de primeira rodada do Cavs em 2022, via Milwaukee Bucks.

Indiana Pacers: Caris LeVert (Rockets, via Nets) e uma escolha de segunda rodada do Rockets em 2023.

Cleveland Cavaliers: Jarrett Allen (Nets) e Taurean Prince (Nets).

Veja também

Algoz de Vasco e Bahia, Defensa y Justicia conquista Copa Sul-Americana
Futebol

Algoz de Vasco e Bahia, Defensa y Justicia conquista Copa Sul-Americana

Confira a vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 79 a 71 na final da Copa Super 8
Basquete

Confira a vitória do Flamengo sobre o São Paulo por 79 a 71 na final da Copa Super 8