RECIFE

Família e amigos se despedem de Darik Sampaio, atleta de 13 anos vítima de bala perdida

"Meu mundo acabou", disse o pai do adolescente, que era atleta de futsal do Sport

Velório de Darik SampaioVelório de Darik Sampaio - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Dor e comoção marcaram o velório de Darik Sampaio, atleta de 13 anos do futsal do Sport. Ele morreu no último sábado (16), vítima de bala perdida no bairro de Jordão, Zona Sul do Recife.  Os disparos vieram de uma perseguição policial a dois carros. Família e amigos se despediram do jovem na manhã desta segunda-feira (18), no Cemitério de Santo Amaro, região central da capital pernambucana.

"Não há mais forças para falar ou para chorar. Acabou. Meu mundo desabou. Minha vida girava em torno dele (Darik). Minha programação do dia, para poder fazer todas as coisas, levar ele para os treinos, para a escola. Minha vida se foi, acabou", disse, muito emocionado, o pai do jovem, Davison José.

Davison Sampaio, pai de Derick Sampaio - Foto: Clarice Melo/Folha de PernambucoDavison Sampaio, pai de Darik Sampaio - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

Ainda segundo o pai do garoto, a família acredita que a polícia tenha, de fato, efetuado os disparos.

"Não há o que discutir. Pela altura dos disparos, e você não precisa ser um expert no assunto, dá para ver que não pode ter sido bala perdida. Foi assassinato. Agora a família vai buscar justiça por tudo isso", explicou.

Para a tia-avó de Darik, Rosaline Gonçalves, 62 anos, o que fica é um sentimento de "impunidade". "É muita dor pra gente da família. Ele era muito novo, tinha muito pela frente, e o que queremos é justiça. A polícia não pode chegar atirando em uma rua, com pessoa de bem, como aconteceu aqui. É um despreparo muito grande e um sentimento de impunidade para a gente", revelou, emocionada.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)



"A gente vai analisar tudo que conseguimos coletar no caso para poder avaliar de onde vieram os disparos, quem foram os autores. Só a partir disso, começaremos os trâmites legais", afirmou o advogado da família, Walter Reis.

Homenagem
Darik cursava o oitavo ano no Colégio Instituto Brasília, no Jordão, que declarou luto oficial nesta segunda-feira. Estudantes e professores estavam presentes no velório, prestando suas homenagens ao jovem. 

André Pontes, diretor do colégio Instituto Brasília - Foto: Clarice Melo/Folha de PernambucoAndré Pontes, diretor do colégio Instituto Brasília - Foto: Clarice Melo/Folha de Pernambuco

"Fica um sentimento de injustiça muito grande. É muito fácil falar sobre Darik porque ele sempre mostrou o seu talento, tanto no âmbito esportivo, quanto no acadêmico. Ele era muito estudioso, tirava boas notas e se relacionava muito bem com as pessoas. Agora a gente está aqui para prestar solidariedade à família", explicou o diretor da escola, André Pontes.

Relembre o caso
Darik Sampaio estava com duas amigas da escola, na calçada da casa de uma delas no início da noite desse sábado (16), no momento em que duas viaturas da Polícia Militar de Pernambuco entraram na rua na busca por dois veículos. Segundo testemunhas, os dois tiros que atingiram o jovem foram disparados pela PM. O garoto foi socorrido e encaminhado à policlínica do bairro do Ibura, Zona Oeste do Recife, mas não resistiu.

Derick Sampaio jogava no futsal sub-14 do Sport - Foto: cortesiaDarik Sampaio jogava no futsal sub-14 do Sport - Foto: cortesia

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o adolescente chegou à policlínica às 19h37, em estado grave,"por ferimento por arma de fogo em membro inferior direito (entrada em coxa direita e saída em região púbica)".

Procurada pela reportagem, as polícias Civil e Militar informaram que a ação do 6° Batalhão visava a rastrear um veículo roubado no bairro do Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes. Durante a busca, os policiais avistaram o veículo em fuga, sendo acompanhado por outro carro. Eles fizeram, então, disparos para conter os suspeitos, que ignoraram as ordens de parada.

Por meio de nota conjunta, a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) e a  PM afirmaram que ter socorrido o jovem atingido pelos tiros prontamente.

"Concomitantemente a essa ocorrência, outra equipe policial do 6º BPM foi acionada para socorrer um adolescente vítima de disparos de arma de fogo em via pública. O jovem foi socorrido pela equipe policial até à Policlínica, no bairro do Ibura, onde recebeu os primeiros socorros, mas acabou indo a óbito naquela unidade de saúde. Os policiais militares, cumprindo os protocolos estabelecidos, se apresentaram na DPJM e a ocorrência foi encaminhada ao DHPP", diz trecho da nota.

Além disso, a SDS-PE também destacou que "foi instaurado inquérito policial pela 3a Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP, coordenada pelo delegado Caio Wagner. Todas as diligências necessárias estão sendo realizadas, incluindo perícias e tomada de depoimentos, entre outras. Tudo para que, na conclusão do trabalho, seja possível responder aos questionamentos sobre o caso".

Os policiais envolvidos na ação "se apresentaram voluntariamente a Diretoria de Polícia Judiciária Militar (DPJM), onde tiveram as suas armas recolhidas para perícia". Já as armas dos suspeitos foram aprendidas e seguiram para análise. Eles portavam uma espingarda calibre 12 e um revólver. 38.

Também por meio de nota, o Sport, através do perfil destinado aos esportes olímpicos, lamentou a morte de Darik.

"É com tristeza e pesar que o Sport Club do Recife recebeu a notícia do falecimento, no último sábado (16), de Derick Sampaio, atleta da equipe de futsal Sub-14 do Clube, aos 13 anos. O Sport lamenta o falecimento precoce de Derick e deseja forças aos amigos e familiares neste momento tão triste", publicou o Leão.

Veja também

United se vinga, quebra invencibilidade do City e conquista a Copa da Inglaterra
Futebol Internacional

United se vinga, quebra invencibilidade do City e conquista a Copa da Inglaterra

Leclerc é pole do GP de Mônaco de Fórmula 1 e interrompe sequência de Verstappen
Fórmula 1

Leclerc é pole do GP de Mônaco de Fórmula 1 e interrompe sequência de Verstappen

Newsletter