Esportes

Escolha de árbitro para Sport x Santa Cruz gera polêmica

O nome de Nielson Nogueira Dias não foi bem recebido pelos rubro-negros, muito menos a maneira como foi decidida para a escolha

Nielson, com a bola, foi criticado pela diretoria rubro-negraNielson, com a bola, foi criticado pela diretoria rubro-negra - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Os temperos para o segundo e último Clássico das Multidões desta temporada já estão postos na mesa. Prova disso foi a escolha do árbitro para comandar o duelo entre Sport e Santa Cruz, nesta quarta-feira (14), na Ilha do Retiro. O nome de Nielson Nogueira Dias não foi bem recebido pelos rubro-negros, muito menos a maneira como foi decidida para definir o comandante do duelo. Os assistentes Clóvis Amaral e Ricardo Chianca completam o trio de arbitragem. A principal queixa dos rubro-negros foi pelo fato de não haver um sorteio para definir o árbitro da partida. Na segunda-feira (12), na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), houve um primeiro sorteio para definir se o profissional seria de fora, pedido do Sport, ou do quadro local, solicitação da Cobra Coral que acabou vencedora. logo em seguida, a FPF decidiu por Nielson Nogueira Dias.

E aí nasce a grande queixa dos rubro-negros, que pediam por um sorteio com dois nomes de profissionais. Inclusive, a intenção dos rubro-negros era vetar o nome de Nielson até mesmo deste processo final. Sem obrigação de realizar a escolha desta forma, Evandro Carvalho, presidente da FPF, informou que utilizou um ranking interno para fazer a escolha. "O primeiro colocado é Péricles Bassols, mas ele apitou o clássico passado. Portanto, fomos para o segundo colocado, que é Nielson", justificou.

Aos 43 anos, Nielson coleciona polêmicas na carreira. Por duas ocasiões, em 2010 e 2012, chegou a ser afastado do quadro de árbitros da CBF por erros de arbitragem. "Em dez rodadas de Estadual se fez sorteio. Na hora do mata-mata não precisa mais fazer? Afeta a credibilidade do processo", comentou Emerson Santiago, um dos representantes do Sport na reunião de ontem.

Veja também

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico
Atletismo

APA fatura 21 medalhas no Open Internacional de atletismo paralímpico

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris
Jogos Olímpicos de Paris

Nadia Comaneci se derrete por Rebeca e prevê emoção em disputa com Biles nos Jogos de Paris

Newsletter