Eurocopa

Espanha não pode tropeçar contra a Eslováquia pelo Grupo E

"Minha preocupação, em uma escala de 0 a 10, é de 7", disse o treinador da Espanha

Técnico Luis Enrique dando instruçõesTécnico Luis Enrique dando instruções - Foto: JOSE MANUEL VIDAL / POOL / AFP

A Espanha encara uma 'final' sem direito a tropeço, nesta quarta-feira, em Sevilha, diante da Eslováquia às 13h00 (horário de Brasília), em um jogo em que apenas a vitória serve para garantir a classificação às oitavas de final da Eurocopa. 

Seus dois empates, contra a Suécia (0-0) e a Polônia (1-1), deixaram a 'Roja' na terceira posição do grupo E, que atualmente é liderado pelos suecos (4 pontos), seguidos pelos eslovacos (3 pontos). 

 

Um terceiro empate contra o adversário teoricamente mais fraco da chave pode fazer com que a Espanha se torne um dos quatro melhores terceiros dos seis grupos. Mas desde que a Polônia não vença a Suécia na outra partida da chave.

"Minha preocupação, em uma escala de 0 a 10, é de 7", disse o treinador, Luis Enrique Martínez, nesta terça-feira, embora tenha mostrado confiança em conseguir passar de fase. 

"É um momento importante para todos nós, sabemos o que temos em jogo, mas dependemos de nós mesmos", afirmou Sergio Busquets. 

Ser eliminada na fase de grupos da Euro seria um desastre para a 'Roja', que não é eliminada em um grande torneio antes das oitavas de final desde a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

 Busquets de volta
Em um jogo de tudo ou nada, Luis Enrique conseguiu remodelar o meio de campo, após a volta de Busquets, depois de ter se recuperado da covid-19.

O capitão da seleção espanhola, campeão da Copa do Mundo de 2010 e da Euro-2012, pode trazer experiência e liderança em campo para orientar uma equipe repleta de jovens. 

"Desde os meus últimos anos, tenho tentado fazê-los ver que é preciso ser positivo, que já estivemos em situações semelhantes e, no final, avançamos com um bom jogo", disse Busquets. 

No ataque provavelmente Luis Enrique vai repetir a escalação com Álvaro Morata, autor do gol no empate com a Polônia no sábado, e Gerard Moreno, que deu a assistência, mas perdeu um pênalti que poderia ter garantido a vitória espanhola. 

A pressão vai ser elevada para os atacantes da Roja, obrigados a marcar, depois de a equipa espanhola ter sido fortemente criticada devido à falta de gols, apesar do seu amplo domínio do jogo.

Adversário defensivo
A Espanha só conseguiu balançar a rede uma vez em 28 chutes a gol até o momento na Euro, algo que terá que melhorar nesta quarta-feira para se classificar diante de um adversário que "nos va a plantear un partido muy defensivo", según Luis Henrique.

A Roja não terá outra escolha a não ser pressionar a Eslováquia, que surpreendeu na estreia ao vencer a Polônia por 1 a 0, o que a deixou em uma boa posição para avançar para a próxima fase. 

Embora tudo esteja aberto na chave, para os eslovacos um empate com a Espanha é suficiente para avançar às oitavas de final do torneio continental.

"A Espanha está sob pressão, precisa marcar um gol, mas com a qualidade que tem, vamos precisar de um pouco de sorte para defender bem e neutralizar seus atacantes", disse o técnico eslovaco Stefan Tarkovic durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira. 

O mais esperado é que a seleção eslovaca se feche atrás buscando o contra-ataque e deixando os espanhóis com a pressão de marcar um gol. 

"Acho que temos uma boa ideia de como a Espanha joga e o que podemos fazer. O importante é ter boas transições no ataque e eficiência", acrescentou Tarkovic.

Prováveis escalações:

Espanha: Unai Simón; Llorente, Laporte, Pau Torres, Alba; Busquets, Koke, Thiago; Gerard Moreno, Morata, Oyarzabal. Técnico: Luis Enrique Martínez

Eslovaquia: Dubravka; Pekarík, Satka, Skriniar, Hubocan; Kucka, Hrosovsky; Haraslín, Hamsík, Mak; Duda. Técnico: Stefan Tarkovic

Árbitro: Björn Kuipers (HOL)

Veja também

 Com tema da Confederação do Equador, Alepe promove passeio ciclístico no próximo domingo (28)
Passeio Ciclístico

Com tema da Confederação do Equador, Alepe promove passeio ciclístico no próximo domingo (28)

Clubes da Europa, Arábia Saudita e Estados Unidos se interessaram em Thiago Silva, diz jornal
Futebol Internacional

Clubes da Europa, Arábia Saudita e Estados Unidos se interessaram em Thiago Silva, diz jornal

Newsletter