Qua, 11 de Março

Logo Folha de Pernambuco
Esportes

Especialista destaca treino mental durante a pré-temporada dos clubes

Além da preparação tática e técnica, a preocupação metal ganha protagonismo e se torna aliada de atletas e treinadores

Regularizado, Raul Prata deve ser titular no final de semanaRegularizado, Raul Prata deve ser titular no final de semana - Foto: Divulgação/Sport Club do Recife

Reforços, pré-temporada intensa e expectativa. Assim pode ser resumida a rotina dos clubes que se prepararam para a estreia do Campeonato Pernambucano, que tem jogos agendados já para o próximo fim de semana. Náutico, Santa Cruz e Sport, em meio a testes em amistosos e mudanças no plantel, buscam encarar o início da temporada como a oportunidade de manter o alto nível de competitividade e, consequentemente, agradar os torcedores com resultados convincentes dentro de campo.

Além da preparação tática e técnica, a preocupação metal ganha protagonismo e se torna aliada de atletas e treinadores, como explica a analista comportamental e coach esportiva Amanda Ciaramicoli.

“O início de temporada é um momento importante para as equipes, pois é quando o planejamento do ano começa a ser colocado em prática. É um período fundamental para o desenvolvimento do trabalho de concentração, foco e controle emocional visando atingir os resultados esportivos. O compromisso é contínuo. A equipe que tem consciência dos benefícios deste tipo de preparação já está à frente do adversário”, afirmou.

De acordo com Ciaramicoli, a metodologia 3S (self-sustained sufficiency, autossuficiência sustentada em tradução livre), desenvolvida por ela, eleva o nível dos esportistas e os auxilia a enfrentar as pressões do dia-a-dia através das ferramentas do coaching. Isto é, um atleta com equilíbrio entre a saúde física e a mental apresenta melhores e assertivos níveis de performance.

“Já existem pesquisas acadêmicas que comprovam que o aspecto mental influencia no desempenho físico e, é por esse motivo, que esse trabalho passa a ser essencial. Apesar da importância, o lado mental ainda é negligenciado no esporte”, contou a analista. “Quando uma equipe ou atleta entende que pode usar o coaching ao seu favor passa a compreender a melhor forma de agir na competição, com melhor consciência e comportamento perante as emoções que o futebol proporciona.”

Vale lembrar que o Estadual já se inicia com o clássico entre Náutico e Sport, no domingo, às 16h, nos Aflitos. O Santa Cruz joga no sábado, diante do Petrolina, às 19h, no Arruda.

Veja também

Newsletter