Esports

Jogos mobile grátis: 3 opções para quem tem interesse em esports

Para quem gosta de jogar online, ou tem interesse em começar a jogar por causa das dezenas de competições que têm surgido mundialmente e ganhado a atenção da mídia, o cenário competitivo dos esports é extremamente atraente, mas pode ser inacessível por uma série de questões. Uma das principais é o alto custo para adquirir o hardware adequado. 

Uma grande parte dos games que se tornaram esports televisionados dependem de um investimento prévio para uma experiência aceitável - como um computador com processamento adequado ou console. Isso dificulta e até impede a participação de pessoas com pouco dinheiro para investir na modalidade. 

Novas possibilidades 

A boa notícia é que os jogos mobile abrem portas para que até mesmo quem tem apenas um smartphone de média performance tenham uma experiência decente o suficiente para começar a praticar e, quem sabe, desenvolver suas habilidades o suficiente para ingressar no meio competitivo. Além disso, jogos mobile costumam ser gratuitos para download, enquanto apenas alguns recursos extras e opcionais, geralmente ligados à aparência do usuário, são pagos. 

Dentre os jogos mobile online que mais ganharam destaque em meio aos esports, selecionamos três opções que  podem ser baixadas gratuitamente e têm cenários competitivos promissores:


1. PUBG - Player Unknown Battlegrounds 

PUBG é um jogo de battle royale em que os jogadores têm como objetivo serem os últimos sobreviventes em combate. Nele há tanto uma versão para desktop quanto uma versão mobile e é possível jogar tanto solo, quanto acompanhado, em duo ou squad. Há campeonatos do jogo com escala mundial, como o PUBG Mobile Club Open, aberto para pessoas de todo o mundo e com prêmios em dinheiro. 


2. Call of Duty: mobile

O clássico Call of Duty ganhou em 2019 uma versão mobile gratuita para quem quiser se aventurar em um dos jogos de tiro mais famosos da história dos games e, quem sabe, ingressar no universo competitivo dos esports. Apesar da versão mobile ter sido lançada recentemente, em 2020 um torneio mundial do jogo foi iniciado pela Sony Xperia. Durante as fases 1 a 3, milhões de jogadores em todo o mundo competiram entre si e os melhores se uniram em equipes regionais que estão disputando entre si atualmente.


3. Clash Royale 

Clash Royale é um jogo híbrido, que mistura características de MOBA (multiplayer online battle arena) e jogos de carta. Neste, ter estratégia é fundamental para uma boa partida e bater o oponente. Apesar de contar com diversas opções de compra no app, o download é gratuito e é possível começar a praticar sem pagar nada. 

Assim como os outros jogos acima, existem uma série de campeonatos de Clash Royale, incluindo a Copa Brasileira de Clash Royale (CBCR), que tem grande potencial para crescer na mídia e ganhar ainda mais patrocinadores, o que pode resultar em prêmios em dinheiro ainda maiores.


Configurações otimizadas para jogos mobile 
Caso tenha recursos limitados e queira ingressar no cenário usando seu smartphone, é preciso ter em mente que apesar dos jogos mobile serem mais acessíveis, a diferença de performance entre diferentes dispositivos pode ser crucial para uma melhor ou pior performance durante o jogo.
Em smartphones com processadores medianos, é altamente recomendado diminuir a qualidade dos gráficos nas configurações do jogo, além de encerrar todos os aplicativos abertos antes de iniciar a prática. Caso queira crescer no cenário dos esports, talvez seja bom se planejar para adquirir futuramente um smartphone com as qualificações adequadas.

 

Veja também

GODSENT anuncia time de brasileiros, incluindo pernambucano campeão mundial
CS:GO

GODSENT anuncia time de brasileiros, incluindo pernambucano campeão mundial

McLaren anuncia parceria com dona do Free Fire para jogo de corrida
E-sports

McLaren anuncia parceria com dona do Free Fire para jogo de corrida