Mundial de FIFA começa nesta quarta

Copa do Mundo Interativa reúne, virtualmente, alguns dos melhores jogadores da atualidade

Rafael Fortes (Rafifa13) é um dos destaques brasileiro  defende a camisa do  Paris Saint-Germain  desde março deste anoRafael Fortes (Rafifa13) é um dos destaques brasileiro defende a camisa do Paris Saint-Germain desde março deste ano - Foto: Divulgação

Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar, Pogba… Alguns do jogadores mais famosos do mundo estarão reunidos a partir desta quarta-feira (16), virtualmente, na Copa do Mundo Interativa de Fifa. O torneio do jogo de futebol mais popular do mundo acontece em sua 13ª edição, em Londres, e contará com a participação de três representantes do Brasil. Como destaque, clubes não só nas telas, mas nas camisas dos atletas profissionais de eSports.

Para este torneio, 32 jogadores de todo o mundo estarão reunidos em Londres, em busca da final que será disputada no dia 18 de agosto, no Centre Hall Westminster. Destes, 11 vestirão camisas de clubes do futebol bretão. Dois do Basel (Suíça), dois do Paris Saint-Germain (França), um do Ajax (Holanda), um do Brondby (Dina­mar­ca), um do Goiás (Brasil), um do Lyon (França), um da Roma (Itá­lia), um do Stuttgart (Alemanha) e um do Wolfsburg (Alemanha).

O vínculo destes atletas com clubes de futebol cresceu de forma avassaladora, demonstrando o crescimento dos eSports nos últimos anos. Para se ter uma ideia, na Copa do Mundo Interativa de 2016, apenas um jogador era “bancado” por um time.

“Atualmente, o Fifa é bem mais importante que antes. Ele é considerado um jogo de eSports de verdade. O cenário competitivo de Fifa se expandiu muito rapidamente com a entrada das federações de futebol. Fico muito feliz com isso e tenho certeza de que essa tendência vai continuar e que estamos só começando! O Fifa vai continuar aumentando sua relevância à medida que cada vez mais federações e ligas participarem”, destacou Benedikt “Salz0r” Saltzer, atleta do Wolfsburg, ao site da EA Sports, desenvolvedora do jogo.

Seja vinculado a uma instituição ou não, a briga é pelo título de melhor jogador do mundo no game. Da lista dos 32 postulantes, o Brasil mais uma vez chega bem representado, com três jogadores: Rafael Fortes, o Rafifa13, que veste a camisa do PSG desde março deste ano, Lucas da Costa, o LUCASREP_98, atleta do Goiás, e Henrique Lempke Silva, o ZEZINHO23XX.

Os três tentam repetir o sucesso de Thiago Azevedo, que foi o primeiro campeão da Copa do Mundo Interativa, em 2004. Porém, o desafio não será fácil. Com bastante investimento de clubes e a presença de nomes fortes como o do dinamarquês Marcus “Expectsporting” Jorgensen, recolocar o Brasil no topo dos games de futebol poderá ser um feito e tanto, além de, claro, ter grande retorno financeiro.

O ganhador embolsará a quantia de 200 mil dólares, e ainda terá a chance de conhecer de perto os principais craques do futebol mundial na premiação do melhor jogador do mundo (The Best Awards), em janeiro de 2018.

Formato
Os 32 atletas são divididos em duas chaves e quatro grupos. 16 representantes do console Playstation 4 e 16 representantes do Xbox One. Cada chave de 16 é dividida em dois grupos com oito jogadores. Os quatro melhores de cada grupo avançam para os mata-matas.

Na grande final, os melhores representantes de cada console se enfrentam no formato de “ida e volta”, com uma partida sendo disputada no Xbox One e uma no Playstation 4.

Transmissão
Não é apenas na web que o Mundial de Fifa terá transmissão. Neste ano, o torneio será exibido ao vivo no SporTV.com nos primeiros dois dias, a partir das 8h e no SporTV2, na sexta-feira, às 12h30 (Horário de Brasília).

Veja também

Com franquias, CBLoL 2021 tem início neste sábado (16); veja um guia
Tecnologia e Games

Com franquias, CBLoL 2021 tem início neste sábado (16); veja um guia

Multicampeão, Daniel Dias anuncia aposentadoria após Jogos de Tóquio
Paralimpíco

Multicampeão, Daniel Dias anuncia aposentadoria após Jogos de Tóquio