Estátua de Renato Gaúcho tem projeto avançado e artistas escolhidos

Atual treinador do Grêmio, Renato Gaúcho é multicampeão pelo clube e venceu a Copa Libertadores da América como jogador (1983) e como treinador (2017)

Renato Gaúcho foi campeão da Libertadores pelo Grêmio como jogador e como treinadorRenato Gaúcho foi campeão da Libertadores pelo Grêmio como jogador e como treinador - Foto: Divulgação

O Grêmio avançou no projeto para transformar Renato Gaúcho em estátua. O clube anunciou nesta quinta-feira (3) que três artistas foram escolhidos para fundir a peça em bronze.

A homenagem em bronze será instalada na esplanada da Arena do Grêmio em setembro. A estátua será inspirada na comemoração de Renato diante do Hamburgo, em 1983, no jogo do Mundial de Clubes no Japão.

Theo Felizzola, Iouri Petrov e Jamil Fraga assinarão a obra. Petrov é natural de Minski, cidade da antiga União Soviética e que vive no Brasil há 21 anos. Fraga é dono da fundição onde será finalizada a estátua de Renato Gaúcho.

A peça terá 2,20m de altura e será instalada em um pedestal de mármore. A estimativa é que a obra tenha peso total de 240 quilos. O Grêmio aprovou a homenagem em dezembro do ano passado, com unanimidade na votação entre os conselheiros.

A comissão que trata do projeto é formada por seis pessoas e analisou propostas de nove artistas para execução. Os responsáveis descartaram uma obra estilizada e a estátua deverá investir em riqueza de detalhes para ser fidedigna a Renato Gaúcho.

Veja também

Superliga é ápice da revolução dos bilionários estrangeiros no futebol europeu
Futebol

Superliga é ápice da revolução dos bilionários estrangeiros no futebol europeu

Clubes brasileiros dominam a Libertadores, mas crise pode ser uma ameaça à hegemonia
Futebol

Clubes brasileiros dominam a Libertadores, mas crise pode ser uma ameaça à hegemonia