Santa Cruz

Estreia em Manaus e confronto inédito; o que espera o Santa na sequência inicial da Série C

Primeiro jogo do Tricolor na Série C acontece no dia 30 de maio, em Manaus

Em 2020, Santa Cruz perdeu de 2x1 para o Manaus, no ArrudaEm 2020, Santa Cruz perdeu de 2x1 para o Manaus, no Arruda - Foto: Rafael Melo/SCFC

A caminhada do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro recomeça no dia 30 de maio. Em 2021, o Tricolor disputará a terceira divisão nacional pela sétima vez, sendo o quarto ano consecutivo (2008, 2012, 2013, 2018, 2019, 2020, e 2021).  O primeiro adversário da Cobra Coral na competição é o Manaus; a partida, que será disputada na Arena da Amazônia, exige do clube pernambucano o maior deslocamento (em distância e tempo de viagem) entre os nove adversários da primeira fase. Já a segunda rodada prevê um confronto inédito entre o recém-promovido Floresta/CE e o Santa.

O Manaus - que terminou a primeira fase da Série C 2020 na quinta colocação do Grupo A, liderado pelo Santa - teve a melhor campanha da fase inicial do Campeonato Amazonense. A  equipe comandada pelo técnico Luizinho Lopes decidirá o título estadual contra o São Raimundo neste sábado (15). Até o momento, o clube manauara tem o melhor aproveitamento entre os clubes do grupo (80,9%). Foram 14 partidas e 11 vitórias na temporada, além de um empate e duas derrotas (uma delas contra o Bahia pela Copa do Brasil). 

Santa Cruz e Manaus se enfrentaram em apenas duas oportunidades e, até o momento, não houve vitória Coral no confronto. Foram duas partidas válidas pelo campeonato nacional na temporada passada: na Arena da Amazônia, um empate sem gols, e no Arruda, uma vitória dos visitantes pelo placar de 2x1. 

Na segunda rodada, que acontece no dia 5 de junho, a terceira divisão proporcionará mais um confronto inédito na história do Santa Cruz. Será o primeiro duelo contra o Floresta/CE, que conquistou o acesso à Série C na última temporada. Fora do Campeonato Cearense, o Floresta ainda não disputou partidas oficiais em 2020. 

Reformulação
Às vésperas da estreia na competição tida pela diretoria como a mais importante da temporada, o Santa Cruz passa por uma nova reformulação no elenco. Na última semana, o departamento de futebol do clube anunciou os desligamentos de três atletas (Elicarlos, Marcos Vinícius e Maxwell) e confirmou que novas demissões podem acontecer nos próximos dias. 

De acordo com o executivo de futebol do clube, Fabiano Melo, serão contratados "entre seis e sete atletas" que se juntarão aos remanescentes do plantel atual até a estreia na Série C. Entre os nomes especulados estão os do lateral-esquerdo Julinho, que disputou o Paulistão pelo São Bento e do meio-campo Rondinelly, atualmente na Inter de Limeira. 

Veja também

Dois meses após ser reeleito, Milton Bivar prepara renúncia da presidência do Sport
Sport

Dois meses após ser reeleito, Milton Bivar prepara renúncia da presidência do Sport

Espanha e Suécia ficam só no 0x0 na estreia na Eurocopa
Futebol

Espanha e Suécia ficam só no 0x0 na estreia na Eurocopa