Esportes

Estudo aponta Brasil como favorito da Copa da Rússia

Para chegar a essa conclusão, a Escola de Matemática Aplicada da FGV (FGV EMAp) desenvolveu um modelo matemático que analisa os dados dos últimos quatro anos de todas as 207 seleções filiadas à Fifa

Seleção brasileira chega à Rússia como favorita, mas os cálculos matemáticos também diziam que ela venceria no BrasilSeleção brasileira chega à Rússia como favorita, mas os cálculos matemáticos também diziam que ela venceria no Brasil - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estudo divulgado nesta quinta (17) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que as chances de o Brasil ser campeão na Copa do Mundo da Rússia são de 21%, tendo a maior probabilidade entre as seleções concorrentes. Para chegar a essa conclusão, a Escola de Matemática Aplicada da FGV (FGV EMAp) desenvolveu um modelo matemático que analisa os dados dos últimos quatro anos de todas as 207 seleções filiadas à Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O objetivo do modelo é estimar a força de ataque e defesa de cada equipe. A partir desses parâmetros, a EMAp pode simular qualquer confronto, disse à Agência Brasil o coordenador do estudo, professor Moacyr Alvim. “Simular significa que a gente joga uns dados para ver quem vai ganhar. Mas esses dados têm um viés relacionado à força de cada time”, explicou.

Leia também:
Segundo relatório, Alemanha é favorita pra vencer a Copa
Mbappé diz que Neymar está pronto para Copa do Mundo


Pela metodologia desenvolvida, todos os jogos da Copa do Mundo são simulados até encontrar a probabilidade de vitória de cada equipe. “A gente simulou um milhão de vezes e observou que, em 210 mil vezes dessas simulações, o Brasil chegou em primeiro lugar, chegou como campeão. É esse número que a gente descreve. Então, em 21% das simulações nossas, o Brasil chega em primeiro lugar”.

Em seguida, vêm a Espanha, com 13%, enquanto a atual campeã, a Alemanha, vem como terceiro em chances, com 11%. Moacyr Alvim informou que já foram feitas previsões de todos os jogos da primeira fase da Copa. Os resultados na primeira chave apontam que o placar será favorável ao Brasil, que ganhará de 1 a 0 contra a Suíça, e de 2 a 0 contra a Costa Rica e a Sérvia, cada. Para o modelo matemático da EMAp, esses são os resultados que geram menor surpresa, salientou Alvim.

O matemático admitiu que algumas surpresas podem acontecer durante o certame. Por isso, à medida que as fases da Copa forem se sucedendo, a FGV vai recalculando tanto a força de ataque e de defesa dos times, quanto as probabilidades de o Brasil ser campeão. “No momento, a gente está aguardando a primeira fase para poder atualizar os números”.

A matemática, entretanto, aponta apenas probabilidades e tem uma margem de erro a se considerar. Na Copa anterior, ocorrida no Brasil, em 2014, o modelo matemático não conseguiu prever a derrota fulminante da equipe canarinho para a Alemanha, na semifinal, por 7 a 1. Naquela ocasião, o Brasil era também o favorito, com 28% de chances de levar a taça, e não levou.

Veja também

 Com tema da Confederação do Equador, Alepe promove passeio ciclístico no próximo domingo (28)
Passeio Ciclístico

Com tema da Confederação do Equador, Alepe promove passeio ciclístico no próximo domingo (28)

Clubes da Europa, Arábia Saudita e Estados Unidos se interessaram em Thiago Silva, diz jornal
Futebol Internacional

Clubes da Europa, Arábia Saudita e Estados Unidos se interessaram em Thiago Silva, diz jornal

Newsletter