Etiene Medeiros e Joanna Maranhão tiveram o melhor rendimento do País na última temporada
Pernambucanas foram as atletas que mais lideraram rankings por provas
Em termos de quantidade, Pernambuco é um dos estados com menor índice de representação na natação de alto rendimento do Brasil. O aspecto qualidade, entretanto, merece destaque, principalmente na versão feminina da modalidade. As atletas que tiveram o melhor rendimento do País na temporada de 2016 foram as pernambucanas Joanna Maranhão, que compete pelo Pinheiros/SP, e Etiene Medeiros, nadadora do Sesi/SP. Joanna encerrou o ano como a atleta que mais liderou rankings por provas, um total de oito, entre distâncias em piscina longa e curta. Etiene foi a segunda, estabelecendo os melhores tempos em seis provas.
O diferencial de Joanna é a versatilidade. Uma das nadadoras mais completas da história da natação feminina brasileira, ela reina nas disputas de medley, além de competir bem nas provas de fundo. “O fato de eu nadar medley abre um leque maior de provas para explorar. O balanço dos rankings é um reflexo disso também”, comenta Joanna, que tem quatro participações olímpicas no currículo, chegou a anunciar a aposentadoria em 2014, mas retornou às piscinas pouco depois registrando resultados ainda melhores.
Aos 29 anos, Joanna viverá uma experiência diferente nesta temporada, uma vez que continuará nadando pelo Pinheiros/SP, mas a residência, agora, é em Minas Gerais, ao lado do marido, o judoca Luciano Corrêa. Todo mês, ela passará cerca de oito a dez dias em São Paulo, treinando com os colegas de equipe, e também participará de todos os campings de treinos realizados pelo Pinheiros. A agenda de competições de 2017 ainda não está definida. “Talvez eu faça uma etapa de maratona (aquática) em fevereiro, para testar e treinar. Vai depender se conseguirei entrar em forma em um mês”, disse ela, que retomou os treinos recentemente, após lua de mel.
Etiene, por sua vez, curte os últimos dias de férias antes de encarar o primeiro compromisso oficial de 2017, que não será competindo, mas falando das experiências vividas nos últimos anos. Nesta semana, ela realizará o primeiro swim camp da carreira, o “Nado Por Tudo”, que acontecerá no parque aquático do Sport, com a presença ainda do técnico dela no Sesi/SP e na seleção brasileira, Fernando Vanzella, do biomecânico Fabiano Teixeira, da psicóloga esportiva Cristiane Costa e do técnico do Sport Sadler Sulzberger. Nesta segunda-feira (9), ela postou nas redes sociais uma foto dos últimos detalhes para o evento, que começa nesta quinta-feira (12) e termina no sábado (14).
À frente do swim camp, ela tem como cartão de apresentação o bicampeonato mundial de piscina curta, o recorde mundial nos 50 metros costas em piscina curta, além do primeiro ouro da natação feminina em Jogos Pan-Americanos. Etiene é uma verdadeira pioneira em termos de conquistas mundiais para a natação nacional, e o evento abordará o trabalho por trás do sucesso alcançado.
Veja também

Bryan sai lesionado de jogo contra CSA e preocupa Náutico
