Esportes

Eto'o é oferecido ao Grêmio e tem aval de Renato Gaúcho

Altos valores são empecilho e o clube gaúcho afirma que sequer avançou no diálogo com os representantes do atleta

Depois do Vasco, Eto'o agora tem seu nome especulado no GrêmioDepois do Vasco, Eto'o agora tem seu nome especulado no Grêmio - Foto: AFP

Samuel Eto'o foi oferecido ao Grêmio. Com salários atrasados no Antalyaspor da Turquia, o camaronês teve o nome colocado no mercado brasileiro nas últimas semanas, e o clube tricolor foi mais um dos que soube de informações.

Na Arena, contudo, a possibilidade foi descartada e o clube gaúcho afirma que sequer avançou no diálogo com os representantes do atleta.

Diferentes fontes ouvidas pela reportagem são categóricas: o Grêmio obteve informações sobre Eto'o. Mas elas informam que o clube não avançou na contratação do ex-camisa 9 do Barcelona.

O técnico Renato Gaúcho falou publicamente sobre o jogador nesta sexta-feira (19). O treinador revelou ter sido consultado pelo presidente do clube, Romildo Bolzan Jr., e deu aval por entender que Eto'o agregaria muito tecnicamente.

"O presidente me ligou, temos linha direta, trocamos ideias. Têm coisas que é preferível ficar dentro do clube. Certos assuntos que conversamos, se sabe, mas a conversa fica entre eu e o presidente. Procuramos fazer o melhor para o clube, buscamos sempre fazer e acertar nas coisas que fazemos. Acho que é o melhor caminho, trocando ideias e buscando o melhor. Não só sobre esse jogador, sobre outros também. Confio no presidente, sei que dentro do possível, que possa nos ajudar, tem feito bastante esforço."

A forma como o Grêmio tomou conhecimento dos detalhes da situação de Eto'o geram diferentes versões. A primeira dá conta de que o nome veio à tona durante conversa sobre nomes disponíveis no mercado. Outra indica que houve diálogo com os agentes autorizados pelo camaronês a procurarem clube no Brasil.

Um dos maiores jogadores africanos de todos os tempos, Eto'o foi elogiado pelos dirigentes do Grêmio. Mesmo com a idade avançada, foi tratado como um reforço 'emblemático'. Contudo, ele foi tido como caro pelos custos mensais a serem pagos e pela operação a ser feita junto ao clube turco.

De acordo com relatos feitos à reportagem, o clube tricolor levantou informações detalhadas da situação do jogador. Contudo não avaliou concretamente a transferência. Ou seja, não fez proposta e abriu negociação com o jogador.

Os valores que chegaram ao Grêmio: mais de R$ 700 mil de salário fixo e bônus por metas atingidas -tais como títulos, número de jogos e gols. Além de um contrato amarrado a garantias bancárias robustas.

Antes de ser oferecido ao Grêmio, Eto'o abriu negociações com o Vasco. O clube carioca tenta o reforço por meio de Julio Brant, candidato à presidência em São Januário.

O Grêmio procura dois atacantes no mercado. Um deles para ser o substituto de Lucas Barrios, titular na campanha do tri da Libertadores.

Veja também

Com saída de Roberto Fernandes e Santa Cruz sem calendário, Itamar Schülle é observado pelo Retrô
RETRÔ

Com saída de Roberto Fernandes e Santa Cruz sem calendário, Itamar Schülle é observado pelo Retrô

Confira como ficaram os sorteios dos grupos da Libertadores e Sul-Americana
Futebol

Confira como ficaram os sorteios dos grupos da Libertadores e Sul-Americana