Logo Folha de Pernambuco

futebol internacional

Eto'o, presidente da federação camaronesa, é suspenso seis meses pela FIFA; entenda

Camaronês é acusado de não ter respeitado as regras relativas ao 'comportamento ofensivo' e pela 'violação dos princípios do fair play'

Presidente da federação camaronesa, Samuel Eto'oPresidente da federação camaronesa, Samuel Eto'o - Foto: Issouf Sanogo/AFP

O ex-atacante do Barcelona e Inter de Milão, Samuel Eto'o, presidente da Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot), foi suspenso por seis meses de comparecer aos jogos de sua seleção devido a sua atitude durante uma partida da Copa do Mundo Feminina Sub-20. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira pela FIFA.

A comissão disciplinar da criticou Eto'o por não ter respeitado as regras relativas ao "comportamento ofensivo" e pela "violação dos princípios do fair play" e "inadequação em relação às jogadoras e árbitros".

Ele é acusado de ter pressionado os árbitros nas oitavas de final, em que Camarões perdeu para o Brasil (3-1 após prorrogação) na Copa do Mundo Sub-20 disputada na Colômbia, após um pênalti que empatou o jogo para o gigante sul-americano.

A suspensão do ex-jogador não afeta suas funções como presidente da federação, mas "o impedirá de assistir a jogos de futebol masculino e feminino envolvendo equipes da Fecafoot em todas as categorias e faixas etárias", alegou a FIFA.

Eto'o começou a carreira profissional no Real Madrid, mas ganhou destaque no Mallorca. Depois foi para o Barcelona, onde foi peça-chave na conquista de dois títulos da Liga dos Campeões da UEFA (2006 e 2009) e vários títulos domésticos.

Também jogou no Inter de Milão, onde venceu outra Liga dos Campeões em 2010, tornando-se um dos poucos jogadores a conquistar o triplete (Liga, Copa e Liga dos Campeões) em duas ligas diferentes.

Também passou por Chelsea, Anzhi Makhachkala, Everton e Sampdoria, antes de se aposentar. Pela seleção de Camarões, venceu duas Copas Africanas de Nações e uma medalha de ouro olímpica em 2000. Após a aposentadoria, se tornou presidente da Federação Camaronesa de Futebol em 2021.

Veja também

Técnico do Sport exalta inteligência do time em vitória sobre Novorizontino
Sport

Técnico do Sport exalta inteligência do time em vitória sobre Novorizontino

"Importante para nossa caminhada", diz Chico sobre vitória do Sport contra Novorizontino
Sport

"Importante para nossa caminhada", diz Chico sobre vitória do Sport contra Novorizontino

Newsletter