Esportes

EUA crê em receita recorde com Copa na América do Norte

A sede da Copa-2026 será anunciada em 13 de junho, em Moscou, antes do início da Copa da Rússia. A candidatura dos EUA, juntamente com México e Canadá disputa com Marrocos o direito de sediar o mundial

Taça da Copa do MundoTaça da Copa do Mundo - Foto: Fabrice Coffrini/AFP

Carlos Cordeiro, presidente da Federação Americana de Futebol (USSF), afirmou nesta terça-feira (8) que uma Copa do Mundo de 2026 organizada em conjunto por EUA, México e Canadá geraria uma receita recorde.

A sede da Copa-2026 será anunciada em 13 de junho, em Moscou, antes do início da Copa da Rússia. A candidatura norte-americana disputa com Marrocos o direito de sediar o mundial de 2026.

Em discurso na Associação da Imprensa Esportiva Internacional, em Bruxelas, Cordeiro estabeleceu o valor das receitas para a Fifa em 11 bilhões de dólares.

"Posso anunciar hoje, em estreita colaboração com a Fifa, que o valor de negócios da Copa do Mundo de 2026 na América do Norte será de 14 bilhões de dólares, dos quais 11 bilhões serão para a Fifa", declarou Cordeiro.

"Em outras palavras, seria a Copa do Mundo mais rentável da história", afirmou.

A expectativa é de que 5,8 milhões de ingressos sejam vendidos para uma receita de 2,5 bilhões de dólares, detalhou Cordeiro.

Leia também:
"Europa deve votar no Marrocos", diz presidente da CAF sobre a Copa de 2026
Fifa faz visita de inspeção no Marrocos para Copa de 2026
EUA mantém confiança para Mundial-2026 apesar de Trump


Segundo o presidente da USSF, a Copa ainda geraria 3,6 milhões de dólares em contratos de patrocínio e 5 bilhões em direitos de televisão.

Cordeiro pediu em seu discurso a membros da Fifa que na hora de votar deixem de lado o aspecto político para se concentrarem no lado econômico da candidatura norte-americana.

"Pedimos para não sermos julgados pela política do momento, mas sim pelos méritos de nossa candidatura", declarou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou via Twitter em final de abril seu apoio à candidatura norte-americana para sediar a Copa de 2026, mas alertou que haveria repercussões políticas para quem votasse contra, uma ameaça muito mal vista pela Fifa.

Apesar das declarações de Trump e das visões polêmicas do presidente americano sobre questões como imigração, a candidatura conjunta EUA-México-Canadá é vista como a grande favorita para sediar a Copa de 2026 graças a uma ótima infraestrutura já existente nos três países.

Veja também

"Estamos devendo", diz Allan Aal sobre rendimento do Náutico na temporada
Futebol

"Estamos devendo", diz Allan Aal sobre rendimento do Náutico na temporada

Náutico perde do América-RN, mas avança para as quartas de final da Copa do Nordeste
Copa do Nordeste

Náutico perde do América-RN, mas também avança para as quartas de final

Newsletter