Patinação

Evento de patinação gratuito é atração do Bairro do Recife neste domingo (21)

Roller comemora o Dia Mundial do Patins Skate e centenário da Federação Internacional dos Patins

Evento de patinação comemora Dia Mundial do Patins SkateEvento de patinação comemora Dia Mundial do Patins Skate - Foto: Reprodução/Instagram

Um evento de patinação gratuita é atração do Bairro do Recife neste domingo (21). O roller comemora o Dia Mundial do Patins Skate e o centenário da Federação Internacional de Patins. A concentração de patinadores começa às 15h, na Avenida Alfredo Lisboa, em frente ao Cais do Sertão, e o passeio inicia às 16h.

A patinação comemorativa é organizada pelos grupos APS In Line e Patins Recife PE. O evento espera reunir mais de 350 pessoas, incluindo Márcio Paixão, que patina há 30 anos e vê a atividade como algo libertador.

"Patino há 30 anos. No Marco Zero e na Região Metropolitana são 18 anos patinando. A patinação é algo libertador, pois trabalha a mente, o corpo e nos faz vivenciar todos momentos que muitos seres humanos não conseguiram viver na infância. É possível aprender com todas as idades, basta estar com um profissional. Além de tudo, é uma das melhores mobilidades que existe. Para onde eu vou, é patinando", declarou.

Além da celebração do centenário da Federação Internacional de Patins, o evento também é importante para a cidade. De acordo com o instrutor de patinação Emerson Santiago, conhecido popularmente como "Raio", o movimento traz mobilidade ao Recife e fortalece a patinação local.

"Esse movimento mostra o quanto a patinação traz benefícios às pessoas que praticam, melhorando o estilo de vida na saúde física, mental e social. Patinar vai além da diversão, é uma prática urbana que traz mobilidade na cidade de forma leve e eficiente. Só sente quem vivencia", afirmou.

"A importância desse evento no Recife mostra a força da patinação na cidade e que os patinadores precisam de mais espaço para continuar patinando", completou.

O evento é aberto ao público e o uso de capacete e proteções são obrigatórios. A patinação conta com apoio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e será acompanhado por um carro de som.

Federação Internacional de Patins

A Federação Internacional de Desportos sobre Patins (FIRS) era o organismo regulador mundial para desportos sobre patins, incluindo Hóquei em Patins, Hóquei em Linha, Patinagem de Velocidade e Patinagem Artística, com sede na cidade de Roma, Itália.

A FIRS foi criada em 21 de abril de 1924, em Montreux, Suíça, por dois desportistas suíços, Fred Renkewitz e Otto Myer, que tinha ligações com o Comité Olímpico Internacional.

Em 2017, a FIRS se fundiu com a ISP (International Skateboarding Federation) para formar a World Skate.

Veja também

Derrotas expõem erros a serem corrigidos no Náutico
Náutico

Derrotas expõem erros a serem corrigidos no Náutico

Com decisões pela frente, Soso não descarta mudanças no Sport, após desgaste contra Avaí
Sport

Com decisões pela frente, Soso não descarta mudanças no Sport, após desgaste contra Avaí

Newsletter