Fábrica de talentos do Santa Cruz sobrevive no improviso

Situado no coração da Zona Norte do Recife e próximo ao Arruda, patrimônio do Santa recebe melhorias, mas falta de recursos atrapalha andamento das obras iniciadas desde o dia 3 de julho de 2018

Obra no CT Waldomiro Silva está em andamento, mas a passos lentosObra no CT Waldomiro Silva está em andamento, mas a passos lentos - Foto: Arthur de Souza

Patrimônio do Santa Cruz há cerca de 20 anos, o CT Waldomiro Silva passa despercebido pela própria torcida. Localizado no bairro de Dois Unidos, em Beberibe, na Zona Norte do Recife, o espaço sobrevive no sacrifício e atualmente é utilizado pelas categorias de base do clube (Sub-15 e Sub-17) para treinamentos na semana, no período da tarde. No turno da manhã, recebe escolinhas de futebol e peneirões (testes). O terreno é extenso e conta com dois campos, sendo um oficial e outro auxiliar.

Leia também:
Santa faz integração, mas aproveita pouco a base em 2018

O local sempre funcionou no improviso desde a sua fundação. Muitas vezes foi até esquecido pelo Santa. Na gestão do presidente Constantino Júnior, o departamento de base - reformulado, assim como outros setores - busca valorizar um dos bens do clube, mas a falta recorrente de recursos financeiros dificulta a requalificação do CT. No dia 3 de julho deste ano, as obras de revitalização foram iniciadas e seguem em andamento, mas a passos lentos.

Antes do começo das melhorias no campo e em seu entorno, o primeiro trabalho foi o de pintura das paredes, além da recuperação de equipamentos e das dependências do alojamento. A estrutura é precária, mas há esperança de restauração do Centro de Treinamento.


Para ampliar o uso do espaço, a diretoria projetou o mando de jogos da base da Cobra Coral para o Campeonato Pernambucano 2018 da categoria, porém a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vetou por conta dos problemas estruturais. Ainda não há tela ao redor do campo, vestiários e coberta. Em conversa com a Folha de Pernambuco, o dirigente das divisões inferiores Rogério Guedes revelou que em 2019 o Waldomiro Silva vai ser liberado para receber partidas.

“Falta pouco para o CT ter condições de jogo. Acredito que até o final deste ano iremos cumprir os protocolos para que o local fique à disposição. Além da pintura que foi realizada, chegaram doações de mangueiras e canos para irrigação dos campos. Alguns conselheiros têm nos ajudado. Ainda precisamos colocar telas nas laterais e atrás das barras e também melhorar a iluminação”, declarou o diretor.

A Folha de Pernambuco apurou que o departamento de base já arrecadou metade de verba para comprar as telas. Parte do dinheiro foi viabilizado por um grupo de tricolores. No início do mês de agosto deste ano, o presidente Constantino Júnior pediu contribuição dos torcedores para conseguir materiais em prol da reforma do CT.

Copinha
O diretor da base Rogério Guedes confirmou a participação do Santa Cruz na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, principal competição Sub-20 do País. Segundo o dirigente, o clube já tem 20 garotos garantidos para a disputa do torneio, que costumeiramente começa no início de janeiro. A categoria juniores está jogando o Estadual sob o comandado do técnico Rômulo Oliveira. Presente em cinco edições seguidas (de 2013 a 2017) da Copa SP, o Santa ficou de fora da disputa este ano por falta de verba.

Veja também

Às vésperas de decisões dentro e fora de campo, Nei Pandolfo tenta construir elenco de 2021
Santa Cruz

Às vésperas de decisões dentro e fora de campo, Nei Pandolfo tenta construir elenco de 2021

Bandeira e outros dez viram réus por incêndio no CT do Flamengo
Incêndio no Ninho

Bandeira e outros dez viram réus por incêndio no CT do Flamengo