Família Schurmann com foco na sustentabilidade

O clã percebeu que o seu “quintal”, como se referem carinhosamente aos oceanos, clama por socorro

Família Schurmann esteve no Cabanga para divulgar projetoFamília Schurmann esteve no Cabanga para divulgar projeto - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Durante a terceira viagem de volta ao mundo, iniciada em 2014, o clã Schurmann percebeu que o seu “quintal”, como se referem carinhosamente aos oceanos, clama por socorro. As águas estão tomadas por lixo, principalmente plástico. Tal situação está diretamente relacionada à cultura do consumo desenfreado, que acarreta o aumento da produção do lixo. Lixo esse que, na maioria das cidades do mundo, não é trabalhado corretamente, em sistemas de coleta seletiva e reciclagem.

Segundo Valfrido, 83% desse plástico está concentrado na Indonésia, Vietnã, China e Filipinas, mas, devido ao fluxo das águas, trata-se de uma emergência global. “Visitamos uma ilha próximo à Carolina do Norte, onde recolhemos mais de 150 garrafas pet em menos de 200 metros. É muito plástico até em locais onde há pouca população”, disse.

Repensar as próprias atitudes e conscientizar o máximo de pessoas possível é um caminho para tentar frear tamanha poluição. Em pesquisa recente, foi atestado que em 2050 haverá mais peso de plástico do que de peixes nos oceanos, além de já serem encontrados vestígios de microplástico no organismo de animais. Em novembro do ano passado, 29 baleias cachalotes jovens foram encontradas mortas na Alemanha, todas com resíduos de plástico no estômago, entre redes de pesca até peça de carro.

“O plástico é o grande problema, mas há outras questões, como ter um sistema de esgoto e produzir energias naturais. É preciso políticas públicas de incentivo para estimular essas práticas, por exemplo, além de inserir educação ambiental nas escolas”, explicou Valfrido, que é capitão de um veleiro exemplo nesse sentido. Imponente, o Kat, construído em Itajaí, Santa Catarina, tem uma estrutura diferenciada e é um laboratório perfeito para conscientizar, tanto que se tornou a “casa” do projeto Conexão Schurmann.

Veja também

Santa prolonga contrato de trio para jogo contra o Itabaiana
Futebol

Santa prolonga contrato de trio para jogo contra o Itabaiana

Barça vence Rayo Vallecano de virada e vai às quartas da Copa do Rei
Futebol

Barça vence Rayo Vallecano de virada e vai às quartas da Copa do Rei