A-A+

Fantasma da degola já persegue o Sport no Brasileirão

Para permanecer na Série A do Brasileirão, Sport terá de superar alto risco de rebaixamento, aponta projeção

Eduardo BaptistaEduardo Baptista - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A cada rodada, nas últimas dez em que o Sport esteve em campo, nesta Série A do Campeonato Brasileiro, o torcedor tem aguardado, ansiosamente, por uma mísera vitória. Como retribuição a essa expectativa criada, apenas frustração. Naturalmente, diante deste cenário, o risco de rebaixamento vai se tornando ainda mais real. Inclusive, segundo sites de prognósticos esportivos, o Rubro-negro aparece como a segunda equipe com mais chances de queda, entre os demais concorrentes. Mudar essa situação é possível, sim. Mas, para isso, os pernambucanos precisarão construir um aproveitamento de 48,1% neste segundo turno da competição

O fato é o seguinte, há um número considerado “mágico”, que tem sido perseguido por equipes com perigo de rebaixamento, desde 2006 - quando a Série A, sob a fórmula de pontos corridos, passou a contar com 20 participantes: 46 pontos. Atualmente, o Sport está na 16ª colocação, na porta do Z4, com 20 pontos ganhos. Ou seja, seriam necessários mais 26, até o fim da competição. Segundo o site “Chance de Gol”, especializado em prognósticos esportivos, um clube que atingir tal pontuação tem 95% de chances de permanecer na Primeira Divisão. Ao longo dos anos, no entanto, nem sempre este número precisou ser alcançado par livrar equipes da degola.

A pontuação mais baixa que um clube da Série A precisou acumular para escapar da Série B foi 40 pontos. O felizardo foi o Palmeiras em 2014. O único ano em que 46 pontos, de fato, precisou ser atingido para uma equipe permanecer na Série A foi em 2009, com o Fluminense. De qualquer forma, ninguém quer arriscar passar por tal situação. Principalmente o Sport que, segundo o próprio Chance de Gol, tem 80,8% de probabilidades de cair para a Segundona. O Rubro-negro só fica atrás do Paraná Clube atual lanterna da competição, com 15 pontos, em 20 jogos. Os paranaenses têm 96,9% de chances de ser rebaixado. Dentre as equipes que estão no Z4, atualmente, quem apresenta a menor possibilidade é o Atlético/PR, com 5,6%.

Leia também:
Sport com problemas nas laterais de campo
Sport perde na Ilha e chega a dez jogos sem vitória 

No sábado (25), o Leão tem compromisso agendado com o Botafogo/RJ, no estádio Engenhão. Devido a atual sequência de dez partidas sem vitórias, e caso o Sport pretenda não ser rebaixado, seu papel como visitante precisará ser efetivo na busca pelos três pontos. Ou então, o clube terá de apresentar um aproveitamento de 100% todos os nove jogos restantes, onde o palco será à Ilha do Retiro, e acumular 27 pontos. Trabalho duro, mas não impossível.

Para a partida no Rio de Janeiro, o técnico Eduardo Baptista terá problemas na lateral direita do campo. Após a suspensão do titular Cláudio Winck pelo terceiro cartão amarelo, ele foi informado, nesta quinta-feira (23), que o reserva Raul Prata também não terá condições por não ter se recuperado de uma entorse no tornozelo a tempo. O jogador, por causa da lesão, já havia perdido os últimos dois jogos do clube. Existe a possibilidade de Léo Ortiz ser improvisado no jogo.

Veja também

América-MG empata sem gols com São Paulo e deixa Z4
SÉRIE A

América-MG empata sem gols com São Paulo e deixa Z4

Sequência negativa não é novidade para o Sport na Série A
Sport

Sequência negativa não é novidade para o Sport na Série A