Futebol Internacional

"Fantasma" da Liga Europa assombra novamente o Barcelona

Clube catalão já se encontra em situação financeira delicada e ida a Europa League pode agravar

O técnico Xavi Hernandez preocupado com o desempenho do Barcelona O técnico Xavi Hernandez preocupado com o desempenho do Barcelona  - Foto: Marco Bertorello / AFP

Vivendo o seu pior pesadelo, após empate contra a Inter de Milão, o Barcelona depende de um milagre para se classificar para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Caso o time italiano vença o seu próximo compromisso, contra o Viktoria Plzen, o Barça será eliminado ainda na fase de grupos, o que representa um golpe esportivo e econômico de grandes dimensões.

O terceiro lugar de cada chave da Champions, atual condição do Barça no Grupo C, passa a disputar a Liga Europa, a segunda competição de clubes mais importante do continente europeu. Foi o que aconteceu com os catalães na temporada passada.

"À beira do desastre"

A repercussão na mídia esportiva espanhola tem chamado atenção sobre a situação crítica do clube. "À beira do desastre", foi como os jornais Marca e AS apresentaram suas manchetes nesta quinta-feira (13).

O técnico Xavi Hernández lamentou a posição "cruel" e se disse "zangado, decepcionado, triste, chateado e furioso" em coletiva de imprensa logo após o empate contra a Inter.

Derrotado nas quartas de final da Liga Europa na temporada passada pelo atual campeão, o Eintracht Frankfurt, o Barcelona investiu pesado na última janela de transferências para tentar evitar outro desastre.

A chegada de sete jogadores, entre eles Robert Lewandoski, Raphinha e Jules Koundé, só foi possível, em grande parte, pelo contrato com a nova patrocinadora, a gigante do streaming musical Spotify.

"Com as contratações que fizemos, devemos aspirar a algo melhor", apontou o capitão Sergio Busquets.

Desastre econômico 

A eliminação da Liga dos Campeões, além de frustrante para o time, é também muito negativa para as receitas do clube espanhol, que deixaria de receber cerca de 20 milhões de euros referentes a classificação às quartas de final, como projetado pelos dirigentes no orçamento de lucro operacional apresentado no mês passado. 

Mesmo os ganhos na disputa da Liga Europa (14,4 milhões de euros para o campeão) não conseguirão suprir o valor previsto pela Champions. Além disso, a tendência é que haja uma menor procura por ingressos e produtos do clube.

"Cometemos erros que não temos o direito de cometer neste nível. É um golpe duro, mas precisamos nos recuperar rápido para chegarmos confiantes ao Bernabéu", acrescentou o zagueiro Eric García.

O Barcelona terá um importante desafio no próximo domingo (16), no clássico contra o Real Madrid, valendo a liderança do Campeonato Espanhol.

Veja também

Partes chegam a acordo, e Sport anuncia saída de Sabino
Sport

Partes chegam a acordo, e Sport anuncia saída de Sabino

Sport solicita arbitragem de fora para clássicos contra o Santa Cruz pelo Estadual
Futebol

Sport solicita arbitragem de fora para clássicos contra o Santa Cruz pelo Estadual