Libertadores

Fase de grupos da Libertadores tem pedreiras no caminho brasileiro; confira como ficaram os grupos

Campeão Palmeiras reencontra Defensa (ARG) e pode enfrentar Grêmio

Taça Libertadores da AméricaTaça Libertadores da América - Foto: AFP

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou nesta sexta-feira (9) os grupos da primeira fase da Libertadores. Atual campeão, o Palmeiras está no Grupo A e terá pela frente o Defensa y Justicia (Argentina), ganhador da última Copa Sul-Americana e rival a quem já está enfrentando pelo título da Recopa Sul-Americana. Na última quarta-feira (7), o Verdão venceu na cidade de Florencio Varela (Argentina) por 2 a 1. O jogo de volta será na próxima quarta (14), às 21h30 (horário de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília.

O time paulista ainda pode ter como adversário o Grêmio se o Tricolor passar do Independiente del Valle (Equador), pela terceira fase preliminar da competição. O primeiro duelo é nesta sexta, às 19h15, no Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai). A volta será na quarta, no mesmo horário, em Porto Alegre. O Universitario (Peru) completa a chave alviverde.

O Palmeiras não é o único brasileiro com pedreiras pela frente. Rei da América em 2019, o Flamengo tem outros dois campeões da Libertadores como rivais no Grupo G: LDU de Quito (Equador) e Vélez Sarsfield (Argentina). Ainda integra a chave o Unión La Calera (Chile), que recentemente eliminou Atlético-MG e Fluminense em edições da Sul-Americana.

São Paulo e Internacional também enfrentarão adversários com títulos da Libertadores no currículo. O Tricolor paulista encabeça o Grupo E, o mesmo do Racing (Argentina), campeão em 1967. O Sporting Cristal (Peru), vice em 1997, e o estreante Rentistas (Uruguai) são os demais clubes da chave. Já o Colorado integra o Grupo B, do tricampeão Olímpia (Paraguai), e que ainda conta com Deportivo Tachira (Venezuela) e Always Ready (Bolívia), que retorna ao maior torneio da América do Sul após 53 anos.

O Fluminense, que não disputava a Libertadores desde 2013, foi sorteado no Grupo D, ao lado do River Plate (Argentina), tetracampeão da América. A chave ainda tem o Independiente Santa Fé (Colômbia) e aguarda o ganhador do confronto entre Bolívar (Bolívia) e Junior Barranquilla (Colômbia), pela fase preliminar.

Caso se classifique na pré-Libertadores, o Santos cairá no Grupo C e terá um reencontro com o Boca Juniors (Argentina), a quem eliminou na semifinal da última edição. O Peixe decide essa vaga contra outro time argentino, o San Lorenzo. No jogo de ida, na última terça-feira (6), em Buenos Aires (Argentina), a equipe paulista venceu por 3 a 1. O segundo duelo será nesta terça (13), às 21h30, no Mané Garrincha. Completam a possível chave santista o Barcelona de Guayaquil (Equador) e o The Strongest (Bolívia).

O único clube brasileiro que não terá um campeão continental como rival na primeira fase é o Atlético-MG. Campeão em 2013, o Galo está no Grupo H, contra Cerro Porteño (Paraguai), América de Cali (Colômbia) e Deportivo La Guaira (Venezuela).

Os dois primeiros de cada chave avançam às oitavas de final. A fase de grupos se inicia no próximo dia 20 de abril. A decisão, por sua vez, está prevista para 20 de novembro, em local que ainda será anunciado pela Conmebol.
 

Grupos

Grupo A: Palmeiras, Defensa y Justicia (Argentina), Universitario (Peru) e vencedor de Grêmio x Independiente del Valle (Equador)

Grupo B: Olímpia (Paraguai), Internacional, Deportivo Tachira (Venezuela) e Always Ready (Bolívia).

Grupo C: Boca Juniors (Argentina), Barcelona (Equador), The Strongest (Bolívia) e vencedor de Santos e San Lorenzo (Argentina)

Grupo D: River Plate (Argentina), Independiente Santa Fé (Colômbia), Fluminense e vencedor de Bolívar (Bolívia) x Junior Barranquilla (Colômbia)

Grupo E: São Paulo, Racing (Argentina), Sporting Cristal (Peru) e Rentistas (Uruguai)

Grupo F: Nacional (Uruguai), Universidad Católica (Chile), Argentinos Juniors (Argentina) e vencedor de Libertad (Paraguai) x Atlético Nacional (Colômbia)

Grupo G: Flamengo, LDU de Quito (Equador), Vélez Sarsfield (Argentina) e Unión La Calera (Chile)

Grupo H: Cerro Porteño (Paraguai), Atlético-MG, América de Cali (Colômbia) e Deportivo La Guaira (Venezuela)

Veja também

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Newsletter