Futebol feminino

Fase final do sub-20 feminino marca volta dos Sul-Americanos de base

Brasil está em quadrangular decisivo, que será disputado na Argentina

As brasileiras ganharam os quatro jogos disputados até o momento no torneioAs brasileiras ganharam os quatro jogos disputados até o momento no torneio - Foto: CBF

A fase final do Campeonato Sul-Americano feminino sub-20, entre 16 e 22 de novembro, na Argentina, marca a retomada dos torneios entre seleções de base do continente em meio à pandemia do novo coronavírus. A competição é a única que tinha começado antes da paralisação do futebol, sendo interrompida ao fim da fase de grupos, em 14 de março.

O Brasil integra o quadrangular final ao lado de Colômbia, Uruguai e Venezuela. O evento esportivo era para ter sido disputado entre 16 e 22 de março. As duas melhores equipes se classificam para o Mundial sub-20 feminino, marcado para o período de 20 de janeiro a 6 de fevereiro, na Costa Rica e no Panamá. A seleção nacional venceu as oito edições do torneio até hoje, de 2004 a 2018.

As brasileiras ganharam os quatro jogos disputados até o momento no torneio, contra Peru (3x0), Paraguai (3x0), Uruguai (6x0) e Chile (2x0), com 14 gols marcados e nenhum sofrido. A meia Micaelly, do Cruzeiro, e a atacante Jaqueline, do São Paulo, são as artilheiras da seleção, com quatro gols cada.

De 30 de novembro a 19 de dezembro ocorre o Sul-Americano sub-17 feminino, no Uruguai. A competição estava prevista para ocorrer entre 15 de abril e 3 de maio. O Brasil é o maior campeão, ao lado do Paraguai, com três títulos. Assim como no sub-20, as duas melhores equipes se garantem no Mundial sub-17, agendado para o período de 17 de fevereiro a 7 de março, na Índia.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) também confirmou a realização, em 2021, dos torneios continentais masculinos sub-20 (2 a 27 de fevereiro, na Colômbia) e sub-17 (31 de março a 25 de abril, no Equador). O Brasil é o maior campeão de ambos os campeonatos, com 11 títulos no sub-20 e 12 no sub-17.

Os eventos qualificam os donos das quatro melhores campanhas para os respectivos Mundiais. O sub-20 será na Indonésia, de 20 de maio a 12 de junho, enquanto o sub-17 (do qual o Brasil é o atual campeão) será no Peru, ainda sem data definida.

Veja também

Buscando se distanciar do Z4, Sport recebe Flu, na Ilha
Campeonato Brasileiro

Buscando se distanciar do Z4, Sport recebe Flu, na Ilha

Martelotte destaca ponto 'importante', mas admite erros de finalização
Santa Cruz

Martelotte destaca ponto 'importante', mas admite erros de finalização