Federação Inglesa condena manifestação de Guardiola

Técnico do Manchester City usa um laço amarelo em apoio à independência da Catalunha desde outubro

Pep GuardiolaPep Guardiola - Foto: Glyn Kirk/AFP

O laço amarelo que o técnico Pep Guardiola usa durante as partidas do Manchester City para manifestar apoio aos separatistas catalães ainda está causando polêmica. Desta vez, o presidente da FA (Federação Inglesa de Futebol, na sigla em inglês), Martin Glenn, condenou a atitude do treinador e até comparou ao nazismo.

"Não podemos, nem queremos que o futebol mostre esses símbolos. Os símbolos que dividem não são bons. Poderiam ser símbolos religiosos potentes, poderia ser a estrela de Davi [judaísmo], poderia ser a foice e o martelo [comunismo], poderia ser a suástica [nazismo] ou qualquer outra coisa", falou Glenn. "Para ser honesto e claro, o laço de Guardiola é uma postura política", acrescentou o presidente da FA, que disse que a entidade está aplicando, de forma imparcial, as regras.

Desde 17 de outubro de 2017, quando o City bateu o Napoli na Liga dos Campeões, o técnico dedicou a vitória por 2x1 a Jordi Sánchez e Jordi Cuixart, líderes das duas principais organizações a favor da independência da Catalunha. Um dia antes do jogo válido pelo Grupo F, os dois foram presos preventivamente após incitarem o povo da região a votar por sua independência da Espanha.

O adereço era um símbolo de protesto na Catalunha para pedir a liberdade de Jordi Sánchez, Jordi Cuixart, Joaquim Forn e Oriol Junqueras. Nascido em Santpedor, cidade catalã que fica a 63 km de Barcelona, Guardiola passou a demonstrar seu apoio aos líderes encarcerados de forma alternativa: com um laço amarelo do lado esquerdo de seu peito, representando a Catalunha.

A estreia do laço de Guardiola aconteceu na vitória por 3x2 do City sobre o West Bromwich, em 28 de outubro, pelo Campeonato Inglês. Desde então, o técnico já utilizou o item em outros oito jogos do City.

Veja também

Saiba como os candidatos da oposição atuaram no passado do Santa Cruz
Eleição

Saiba como os candidatos da oposição atuaram no passado do Santa Cruz

O adeus de uma lenda: Anderson Silva se despede do UFC neste sábado
UFC

O adeus de uma lenda: Anderson Silva se despede do UFC neste sábado