Esportes

Federação Internacional de Judô suspende eventos

Um Grand Slam e dois Grand Prix previstos para as próximas semanas, na Rússia, Georgia e Turquia, estão suspensos

Mayra AguiarMayra Aguiar - Foto: Divulgação/CBJ

A Federação Internacional de Judô (IJF, sigla em inglês) decidiu cancelar todos os torneios da modalidade até o final de abril devido à epidemia do novo coronavírus (Covid-19). Entre as competições suspensas, estão o Grand Slam de Ecaterimburgo, na Rússia, que seria realizado a partir desta sexta-feira (13), e os Grand Prix de Tiblisi (Georgia) e Antália (Turquia).

A medida drástica adotada pela IJF ocorre uma semana após o cancelamento do Grand Prix de Rabat (Marrocos), também por conta do Covid-19. Para não prejudicar os atletas na reta final de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a IJF reabriu o prazo de inscrições Grand Slam de Ecaterimburgo, um dos que mais valem pontos (1.000).

A decisão da IJF de cancelar os próximos três torneios pegou de surpresa a delegação brasileira de judô, composta por 25 atletas, já com malas prontas para viajar à Rússia. Frente à epidemia de coronavírus e a suspensão em série de diversas competições, a difícil luta por vagas em Tóquio fica mais preocupante a cada dia.

Leia também:
Dirigente projeta Rafaela Silva em Tóquio, mas admite plano B
Lenda do judô Teddy Riner perde invencibilidade de quase 10 anos

Em nota oficial divulgada nesta terça-feira (10), após uma reunião de membros do Comitê Executivo, a FIJ comunicou que o período de qualificação para os Jogos de Tóquio será ampliado para 30 de junho – antes era até 25 de maio. Sendo assim, o Masters de Doha, no Catar, entre os dias 28 e 30 de maio, o Grand Slam de Budapeste, na Hungria, de 12 a 14 de junho, e o Grand Prix de Hohhot, na China, entre 26 e 28 de junho, passam a contar pontos na corrida olímpica. A entidade também comunicou que os campeonatos continentais com data marcada até 30 de abril serão adiados. É o caso do Pan-Americano de Judô, no Canadá, e de eventos das categorias de base.

Veja também

Marcado por viradas no Brasileirão, Lúcio Flávio é eliminado no Goiano com nova reviravolta
futebol

Marcado por viradas no Brasileirão, Lúcio Flávio é eliminado no Goiano com nova reviravolta

Náutico negocia contratações do zagueiro Marco Antônio e do atacante Hyuri, ex-Sport
Futebol

Náutico negocia contratações do zagueiro Marco Antônio e do atacante Hyuri, ex-Sport

Newsletter