Esportes

Feridos em tumulto em clássico deixam hospitais

Secretaria Estadual do Pernambucano faz levantamento sobre atendimentos realizados para verificar se mais hospitais receberam feridos

Torcedores feridos no gramado da Ilha do RetiroTorcedores feridos no gramado da Ilha do Retiro - Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Ao menos 16 feridos da confusão ocorrida na Ilha do Retiro, no jogo entre Sport e Santa Cruz, na quarta-feira (7), já foram liberados das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mais próximas do estádio - eles tiveram apenas ferimentos leves. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (8).

Na UPA de Torrões, cinco pessoas receberam cuidados e não precisaram ser transferidas para outros hospitais. Já na UPA de Caxangá, oito torcedores foram liberados ainda de madrugada após receberem os primeiros cuidados. Por último, outras três pessoas que haviam sido levadas para a UPA da Imbiribeira também já foram liberadas.

A Secretaria Estadual do Pernambucano ainda faz um levantamento sobre todos os atendimentos realizados para verificar se outros hospitais receberam feridos. Segundo informações apuradas pela reportagem, cerca de 60 pessoas foram socorridas ainda no gramado da Ilha do Retiro. Dentre elas, as que requeriam de maiores cuidados foram levadas a hospitais da região. Leia também:
'Não houve excesso', diz PM sobre ação policial em confusão 
Súmula do clássico faz registro quase nulo de confusão na Ilha
Torcedores ficam feridos no jogo Sport x Santa Cruz
Tininho: "Toda vez passamos por esse constrangimento"

De acordo com pessoas presentes no estádio, os policiais usaram grande quantidade de gás de pimenta para intervir quando um torcedor tentou acender um sinalizador, objeto proibido em jogos de futebol, já no final do primeiro tempo. O homem, que estava na parte superior, correu arquibancada abaixo e fez com que os demais torcedores do Santa Cruz, desesperados, caíssem em uma espécie de avalanche e se espremessem contra a grade.

A grade foi derrubada para que as pessoas atingidas pudessem sair para o campo, mas várias ultrapassaram a divisória mesmo sem necessidade. As ambulâncias não pararam de chegar ao estádio para atender aos torcedores. O clássico, válido pela 11ª rodada do Campeonato Pernambucano, terminou empatado em 1x1.

Em nota, o Santa Cruz diz que vai prestar assistências aos torcedores feridos. "Temos a consciência e lutamos sempre para ter essa família coral ao lado do clube, e não afastá-la. Não é apontar erro para ninguém, mas como o torcedor entrou com sinalizador? Temos que repensar, evitar algumas situações. Pedimos tanto ao torcedor para comparecer. Diante de tantos fatos, será que ele se sente à vontade para sair de casa? Precisamos reduzir estas situações que afastam o torcedor de bem", afirmou o presidente Constantino Junior.

Mandante do jogo, o Sport também lamentou o ocorrido através de nota, na manhã desta quinta-feira (8).  O clube rubro-negro explicou que, em partidas na Ilha do Retiro, adota medidas preventivas de segurança, como determinam as instituições competentes e a Legislação. A instituição da Praça da Bandeira ainda se compromete em aprimorar suas ações para dar mais conforto e segurança aos torcedores que forem ao estádio.

Responsável pelo campeonato, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), se solidariza, através de nota, com os feridos no Clássico das Multidões. De acordo com a entidade, todos os procedimentos de assistência e proteção à vida foram prestados aos torcedores durante o incidente em conjunto com as autoridades e com o Sport. A FPF lamentou o fato de episódios, como o da noite dessa quarta-feira, continuem acontecendo no futebol, e que trabalhará pela paz dentro e fora dos campos.

Veja também

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP
Automobilismo

Liberty Media, dona da Fórmula 1, está próxima de comprar a MotoGP

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação
Superação

Prodígio da natação supera leucemia e vai representar Japão na Olimpíada, anuncia federação

Newsletter