FIFA propõe cinco substituições para a retomada do futebol

Mudança de regra seria temporária e permitiria às equipes fazerem cinco alterações em até três interrupções

Infantino, presidente da FifaInfantino, presidente da Fifa - Foto: Attila Kisbenedek/AFP

A FIFA propõe autorizar até cinco substituições por equipe em cada partida, quando as competições recomeçarem após a paralisação causada pela pandemia de coronavírus, a fim de ajudar os jogadores a enfrentar um calendário muito ocupado para tentar encerrar a temporada, disse uma fonte da entidade nesta segunda-feira.

A proposta foi transmitida ao International Board (Ifab), o órgão que estabelece as regras do jogo, e que deve aceitá-la antes que possa ser aplicada pelas diferentes ligas nacionais, disse um porta-voz da Fifa. "Quando a competição recomeçar, o cronograma estará sobrecarregado com um número muito maior de jogos do que o habitual", afirmou o porta-voz.

"A segurança dos jogadores é uma das prioridades da Fifa. Uma das preocupações é que a alta frequência de partidas possa aumentar o risco potencial de lesão", justificou. A Fifa propôs à Ifab "relaxar temporariamente a Lei 3 do Jogo para permitir um número maior de substituições".

Se a proposta for aceita, cada equipe terá a possibilidade de fazer alterações de até cinco jogadores no tempo regulamentar, duas a mais do que as permitidas atualmente e uma sexta no caso de prorrogação. A proposta poderá ser estudada rapidamente pela Ifab, já que alguns países estão pensando em retomar suas ligas no início de maio, embora cada campeonato tenha a última palavra para decidir se aplica a iniciativa ou não.

Leia também:
Conmebol pede à Fifa fundo global de ajuda contra crise do coronavírus
Fifa anuncia ajuda de quase R$ 840 milhões a associações de futebol


A medida pode ser aplicada ao longo da temporada 2020-2021 e pode ser estendida "teoricamente" durante o Euro-2020 ou a Copa América-2020, adiada para junho-julho de 2021, de acordo com uma fonte próxima ao caso.

Veja também

Confira a posição do Brasil no ranking de medalhas após o 11º dia de Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos

Confira a posição do Brasil no ranking de medalhas após o 11º dia de Jogos Olímpicos

Prestes a ser oficializado pelo Sport, Hernanes veste camisa do Leão e acerta últimos detalhes
Sport

Prestes a ser oficializado pelo Sport, Hernanes veste camisa do Leão e acerta últimos detalhes