Futebol

Fim da primeira fase: veja como fica o cenário do Pernambucano após os jogos desta quarta (16)

Retrô e Náutico se garantiram na semifinal da competição; Santa Cruz duela com Caruaru City, enquanto Sport enfrentará o Salgueiro

Bola do Campeonato PernambucanoBola do Campeonato Pernambucano - Foto: Rafael Vieira/FPF

A primeira fase do Campeonato Pernambucano chegou ao fim, e, a partir de agora, começarão os embates decisivos dentro de campo. Na noite desta quarta-feira (16) ocorreram as últimas cinco partidas que definiram o futuro dos dez participantes do Estadual no quadrangular do rebaixamento, quartas de finais e até mesmo nas semifinais. 

Até o momento, foram 45 partidas na competição, divididas em nove rodadas, que aconteceram ao longo de aproximadamente três meses. Em todos os jogos disputados no Estadual, pelo menos um gol foi marcado.

O Retrô, líder isolado da competição e já com sua vaga garantida na semifinal, foi até o Sertão para encarar o Salgueiro, que ainda sonhava com a segunda posição. Com um time formado praticamente por jogadores reservas, com exceção do goleiro Jean e do meia Renato Henrique, a Fênix de Camaragibe arrancou um empate por 2x2 no Cornélio de Barros. 

No Agreste, o Caruaru City enfrentou o Vera Cruz em busca de terminar a primeira fase com o pé-direito após conquistar sua vaga nas quartas e garantir a permanência na elite Estadual no ano que vem. Porém, o Galo das Tabocas surpreendeu o Leopardo, deixando o jogo em um emocionante 3x3 no Lacerdão.

Sem chances de classificação, o Afogados duelou contra o lanterna Sete de Setembro dentro de casa, em uma prévia de seu confronto no quadrangular do rebaixamento. De virada, a Coruja venceu o Lobo-guará por 2x1, garantindo a sétima posição na tabela. 

Já na Zona da Mata, em seu último desafio na primeira fase, o Íbis teve a missão de encarar o Sport, na Arena de Pernambuco. O Pássaro Preto, já garantido no quadrangular do rebaixamento, não resistiu aos avanços do Leão da Ilha e foi derrotado, de goleada por 4a0

Por fim, o Arruda foi o palco do Clássico das Emoções. Um duelo que valia o calendário de 2023 para o Santa Cruz, caso não consiga o acesso à série C. O Tricolor do Arruda abriu o placar aos dois minutos do segundo tempo, porém cedeu o empate ao Náutico pouco depois. Com o resultado de 1x1, garantiu a vaga na Série D no ano que vem

As quartas de finais e semifinais serão acontecerão em um jogo único, dito isso, o Santa Cruz e Sport, terão a vantagem de jogar com o mando de campo. Já o Afogados e Vera Cruz, poderão jogar dois dos três jogos do quadrangular do rebaixamento dentro de casa.  

Próximos compromissos 

Pelas quartas de final, o Santa Cruz enfrentará o Caruaru City no estádio do Arruda, enquanto o Sport, enfrentará o Salgueiro, na Ilha do Retiro. O vencedor do primeiro confronto duelará com o Náutico na semifinal, enquanto quem se classificar no segundo embate irá encarar o Retrô, por uma vaga na final. 

O pontapé inicial do quadrangular do rebaixamento será no próximo domingo (20). Afogados enfrentará o Vera Cruz no Sertão, e Íbis encara o Sete de Setembro, na Arena. Ao fim das três rodadas, os últimos dois colocados estarão rebaixados para o Campeonato Pernambucano A2 2023. 

Vagas na Copa do Nordeste e Copa do Brasil

Uma das vagas no Nordestão já pertence ao Sport, por ranking da CBF, enquanto a outra ficará para o vencedor da competição. Pernambuco tem direito a três vagas na Copa do Brasil, uma para o melhor colocado da primeira fase, o Retrô, enquanto as outras duas ficarão para o campeão e vice do Estadual. Caso a Fênix de Camaragibe avance para a final do torneio, Náutico estará classificado. Assim como no regional, o Leão da Ilha poderá garantir uma vaga por sua  colocação no Ranking da CBF.

Veja também

Cristiano Ronaldo faz gesto obsceno após torcida rival entoar nome de Messi na Arábia Saudita; veja
Futebol Internacional

CR7 faz gesto obsceno após torcida rival entoar nome de Messi na Arábia Saudita; veja

Inter marca nos acréscimos, derrota Grêmio e garante a melhor campanha no Gaúcho
Futebol

Inter marca nos acréscimos, derrota Grêmio e garante a melhor campanha no Gaúcho