Esportes

Finais de Conferência da NBA têm surpresas e afirmações

NBA abre séries para definir campeões e postulantes à quebrar hegemonia dos Warriors sedentos por façanha

Portland, de Lillard, promete incomodar os atuais bicampeõesPortland, de Lillard, promete incomodar os atuais bicampeões - Foto: Garrett Ellwood/NBAE

Com surpresas e afirmações, a NBA chega às finais de Conferência com promessa de mais emoções. No Oeste, os atuais bicampeões Golden State Warriors enfrentarão a surpresa do campeonato, o Portland Trail Blazers. Já o Leste trará a disputa dos dois times de melhor campanha na temporada regular, Milwaukee Bucks e Toronto Raptors.

Warriors e Blazzers abrem a série melhor de sete na Oracle Arena, nesta terça-feira (14). Na temporada regular foram duas vitórias para cada lado. Principal surpresa da temporada, o Portland despachou Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets. Damian Lillard e CJ McCollum têm sido essenciais na campanha. O ala-armador fez um jogo sete espetacular contra os Nuggets: acumulou 37 pontos, anotou nove rebotes, deu toco em Jamal Murray nos minutos finais e matou a bola decisiva a 11 segundos do fim.

Leia também:
NBA se aproxima da TV aberta e pode ter jogos na Band

A equipe do Oregon atingiu a final de conferência pela primeira vez em 19 anos. A última oportunidade foi em 2000, em um time que contava com Scottie Pippen, Rasheed Wallace e Arvydas Sabonis. Eles só foram eliminados pelo Los Angeles Lakers de Shaquille O´Neal e Kobe Bryant depois de sete partidas.

Já o Golden State teve o seu favoritismo ameaçado nas semifinais. Isso porque no jogo da última quarta-feira contra o Houston Rockets, o principal destaque da franquia nos playoffs, Kevin Durant, que tem média de 34.2 pontos por partida na pós-temporada, saiu com um estiramento na panturrilha direita ainda no terceiro quarto.

Desde a primeira rodada os Warriors sofrem com o desfalque de Demarcus Cousins, e no último período do jogo contra o time do Texas perdeu Draymond Green por excesso de faltas. O que era para ser uma derrota preocupante virou uma grande demonstração de força da equipe. Na marra, Stephen Curry e Klay Thompson foram fundamentais para o Golden State vencer o quinto e o sexto jogos da série e embalar a sua quinta final de Conferência consecutiva.

Mas nem só de flores vivem os Warriors. Jamais o time da Califórnia havia perdido tantas partidas de playoffs no período - Houston e Clippers duas vezes cada. Fica a expectativa de um grande confronto e o questionamento de como o pivô turco Enes Kanter será utilizado, já que provavelmente ele será o principal alvo do ataque da equipe de Oakland.

Na Conferência Leste, o Milwaukee Bucks chega à decisão embalado por uma quebra de jejum. A equipe já acumulava 18 anos longe das finais, mas Giannis Antetokounmpo e companhia derrotaram um dos principais candidatos ao título, o Boston Celtics, por 4x1. O grego teve papel fundamental nas infiltrações e nos passes certeiros para as bolas de três do vasto arsenal de perímetro, do técnico Mike Budenholzer.

Adversário com missão ingrata de tentar anular o ala de 2,11m, o Toronto Raptors está na sua segunda final de Conferência da história. Mas a equipe não chegou de forma simples: a vitória foi conseguida por Kawhi Leonard no estouro do cronômetro, em cima de ninguém menos que Joel Embiid. O ala inclusive é o principal destaque da franquia canadense e encara o Bucks numa série sem favorito e que merece atenção.

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter