Flamengo acumula fracassos em torneios continentais

Clube carioca foi derrotado pelo Palestino/CHI, e foi eliminado da Sul-Americana

Geraldinho LinsGeraldinho Lins - Foto: Divulgação

O desempenho do Flamengo em competições continentais nas últimas duas décadas não tem repetido o mesmo sucesso obtido em território nacional, onde conquistou duas Copas do Brasil e um Campeonato Brasileiro. Com a inesperada queda para o Palestino (CHI) nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, na noite desta quarta (28), o clube segue sem títulos e acumula eliminações precoces.

De 2000 para cá, foram seis saídas na primeira fase e três nas oitavas de final, entre Libertadores e Sul-Americana. As melhores colocações foram um vice-campeonato na Copa Mercosul de 2001 e uma queda nas quartas da Libertadores de 2010.

Além do desempenho aquém do esperado, o Flamengo acumulou algumas eliminações históricas neste período -como nas oitavas da Libertadores de 2008 para o América do México, após vencer fora por 4 a 2 e perder por três 3 a 0 na volta com um Maracanã lotado, num jogo que consagrou o artilheiro Cabañas.

Mais recentemente, em 2014, novo vexame na Libertadores, quando caiu na primeira fase para o León, do México, outra vez num Maracanã com grande público. Técnico da equipe, Zé Ricardo ressaltou o equilíbrio atual do futebol entre os países:

"O futebol de hoje está mundialmente bem nivelado. Todo mundo trabalha bem, em todas as ligas há resultados surpreendentes, o que um tempo atrás não acontecia. Deu para perceber que tem trabalho muito bom no Chile. Lamentamos muito nossa eliminação, mas nossa carreira é feita de sucessos e insucessos. Precisamos evoluir e amadurecer". O último título internacional do Flamengo foi a Copa Mercosul, em 1999.

Veja abaixo o desempenho do Fla nas últimas duas décadas:

Libertadores
2002 - 1ª fase
2007 - Oitavas
2008 - Oitavas
2010 - 4ª de final
2012 - 1ª fase
2014 - 1ª fase

Sul-Americana
2003 - 1ª fase
2004 - 1ª fase
2009 - 1ª fase
2011 - Oitavas
2016 - Oitavas

Mercosul
2000 - Quartas
2001 - Vice

Veja também

Santa Cruz crê ser prudente Estadual reiniciar após término da Copa NE
Santa Cruz

Santa Cruz crê ser prudente Estadual reiniciar após término da Copa NE

Sport volta a treinar na Ilha depois de quatro meses
Sport

Sport volta a treinar na Ilha depois de quatro meses