Flamengo e Botafogo abrem semis da Copa do Brasil

Destaque no confronto vai para a polêmica criada em torno da chegada do novo técnico rubro-negro: Reinaldo Rueda

Reinaldo Rueda durante o Mundial de ClubesReinaldo Rueda durante o Mundial de Clubes - Foto: Toshifumi kitamura/afp

O técnico Reinaldo Rueda já terá um desafio dos grandes dois dias após ter sido apresentado oficialmente no Flamengo. O colombiano deve estrear no comando do time rubro-negro no clássico contra o Botafogo nesta quarta-feira (16), válido pela ida das semifinais da Copa do Brasil.

Rueda chegou ao time para substituir Zé Ricardo, demitido no último dia 6. A missão do novo treinador é minimizar as frustrações na temporada já que o time caiu precocemente na Taça Libertadores e, no Campeonato Brasileiro, está a 18 pontos do líder, o Corinthians. A pressão por levantar uma taça no ano fez da Copa do Brasil, além da Copa Sul-Americana, uma prioridade para os flamenguistas.

A rivalidade da partida no Engenhão, no Rio, foi acentuada ainda mais após uma declaração do comandante do Botafogo, Jair Ventura, dada no último domingo (13). O botafoguense criticou o fato de o Flamengo preterir profissionais brasileiros ao contratar o ex-técnico do Atlético Nacional (COL), atual campeão da Libertadores.

"Desejo sorte ao Rueda, mas temos que repensar. Estão tirando o espaço dos outros que querem trabalhar também", disse à Fox Sports.

No dia seguinte ao comentário, Ventura emitiu um comunicado tentando conter a repercussão negativa à sua crítica. "Talvez não tenha sido bem claro quando me expressei. [...] O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior", afirmou o técnico alvinegro em nota.

O colombiano, em sua primeira coletiva na Gávea, não respondeu diretamente ao botafoguense, mas comentou o fato do Flamengo não ter um treinador estrangeiro há 36 anos -o último foi o paraguaio Modesto Bria, em 1981. "O Flamengo quer que nós, como o corpo técnico, fiquemos aqui durante muito tempo. É algo que significa muito para nós. Só os resultados da equipe em campo podem mostrar se rompemos esse paradigma. É um compromisso do Flamengo e do futebol brasileiro conosco. Esperamos que isso acabe."

O departamento de futebol flamenguista ainda trabalha para regularizar o novo comandante e permitir que ele esteja à beira do gramado no duelo. Enquanto aguarda o trâmite burocrático, Rueda já mobiliza o elenco rubro-negro e deve acertar a escalação no dia da partida.

O técnico do Flamengo terá de lidar com uma série de desfalques. O goleiro Diego Alves, o zagueiro Rhodolfo e os meias Geuvânio e Everton Ribeiro, todos contratados no meio da temporada, não puderam ser inscritos na competição. Além deles, o atacante Paolo Guerrero, lesionado, fica de fora.

Já o time alvinegro terá diversos reforços. No último domingo, na vitória por 1x0 sobre o Grêmio, pelo Brasileiro, o Botafogo atuou com vários atletas tidos como reservas -os únicos titulares usuais foram os volantes Bruno Silva e Matheus Fernandes, além do goleiro Gatito Fernández. Os jogadores poupados no final de semana deverão, portanto, retornar para o clássico.

FICHA DE JOGO

BOTAFOGO

Gatito Fernández; Luis Ricardo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes, Bruno Silva e João Paulo; Rodrigo Pimpão e Roger. T.: Jair Ventura

FLAMENGO
Alex Muralha; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Berrío, Everton e Felipe Vizeu. T.: Reinaldo Rueda

Estádio: Engenhão, no Rio
Horário: 21h45 desta quarta
Juiz: Anderson Daronco (RS)

Veja também

Arsenal é eliminado da FA Cup pelo Southampton; West Ham avança
Futebol Internacional

Arsenal é eliminado da FA Cup pelo Southampton; West Ham avança

Brasil será sede de competições pan-americanas de ginástica
Esportes Olímpicos

Brasil será sede de competições pan-americanas de ginástica