Futebol

Flamengo vence Fluminense no primeiro jogo da decisão do Carioca

O segundo e decisivo jogo entre as equipes, acontece na próxima quarta-feira (15), às 21h

Jogadores comemoram gol anotado por PedroJogadores comemoram gol anotado por Pedro - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

Leia também

• Tribunal desportivo autoriza Flamengo a transmitir final da Taça Rio

• Fluminense vence Flamengo nos pênaltis e conquista Taça Rio

• Com dois de Neymar, PSG faz nove em amistoso

Com gols de Pedro e Michael, o Flamengo derrotou o Fluminense por 2x1, neste domingo (12), no Maracanã, pelo jogo de ida da final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.

O atacante Pedro, ex-Fluminense, abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Após boa troca de passes na entrada da área tricolor, Diego serviu o centroavante, que bateu colocado para marcar.

O Fluminense chegou ao empate aos 15 do segundo tempo, com Evanilson. Depois de rápido contra-ataque, o atacante invadiu na área e, na saída de Diego Alves, finalizou para deixar tudo igual.

Após o empate tricolor, o técnico rubro-negro Jorge Jesus fez três mudanças ao mesmo tempo. Colocou Michael, Gerson e Éverton Ribeiro nos lugares de Arrascaeta, Vitinho e Diego. Michael, com assistência de Gabigol, que ganhou na corrida de Egídio, fez o gol da vitória, aos 28 minutos da etapa final.

No último minuto de jogo, Gabigol foi expulso e está fora do próximo confronto. Ele seria substituído já no fim da partida pelo zagueiro Léo Pereira, mas demorou para sair e recebeu o segundo cartão amarelo.

A partida foi transmitida somente pela FluTV, a TV oficial do Fluminense, e desta vez o narrador não ignorou o nome dos atletas do time rubro-negro, ao contrário do que fez na maior parte na decisão da Taça Rio na última quarta-feira (8).

Na ocasião, o narrador Anderson Cardoso passou a citar o nome de jogadores do Flamengo de maneira esporádica somente na etapa final. Ex-Fluminense, Pedro, por exemplo, não foi identificado ao fazer o gol do rival no jogo do meio de semana. Na partida deste domingo, o narrador registrou o lance com um sóbrio "gol do Flamengo".

A transmissão do jogo da final teve um pico de audiência de 3,2 milhões de usuários conectados simultaneamente no canal do Fluminense, no Youtube, neste domingo.

Este número não supera o da decisão da Taça Rio com picos de cerca de 3,6 milhões de acessos simultâneos, foi a live mais vista da história da internet no Brasil, superando recorde de um show da cantora Marília Mendonça.

O SBT transmitirá o segundo jogo da final do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, entre Flamengo e Fluminense, na próxima quarta-feira (15), às 21h.

De acordo com a Medida Provisória 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), os clubes mandantes ganharam o direito de negociar com quem quisessem a transmissão de suas partidas.

O Flamengo, como não foi o mandante desta partida, transmitiu pela FlaTV apenas imagens da cabine do Maracanã, sem mostrar o gramado.

Após a publicação da MP, no dia 18 de junho, o Flamengo foi o primeiro a transmitir jogo pelo Youtube - a vitória por 2x0 sobre o Boavista no dia 1º de julho.

No dia seguinte, a Globo, que tinha contrato com os outros 11 participantes do estadual e com a própria Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), rescindiu o contrato de exibição do torneio.

Veja também

Sem acertar o gol, Jô soma polêmicas e tem 'nova folga' no Corinthians
Futebol

Sem acertar o gol, Jô soma polêmicas e tem 'nova folga' no Corinthians

Lesão tira Haaland do Borussia Dortmund até janeiro
Futebol

Lesão tira Haaland do Borussia Dortmund até janeiro