A-A+

Santa Cruz

Floresta empata com Volta Redonda e Santa Cruz está matematicamente rebaixado para Série D

Tricolor ainda disputará a pré-Copa do Nordeste em outubro deste ano

Roberto Fernandes possui contrato até o fim da atual temporadaRoberto Fernandes possui contrato até o fim da atual temporada - Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Os aparelhos que mantinham o Santa Cruz vivo na Série C foram desligados neste sábado (18). Com o resultado de Floresta, que empatou com o Volta Redonda no Ceará, o Tricolor do Arruda está matematicamente rebaixado para quarta divisão do futebol nacional, com duas rodadas de antecedência. O cenário dramático coroa uma das piores temporadas da história do clube pernambucano. 

O Tricolor do Arruda, atualmente com 11 pontos, ainda possuía uma chance de se livrar do rebaixamento, caso vencesse as duas partidas restantes e o Floresta, com 17 pontos , e o Jacuipense, com 15, não alcançarem 18. Antes do início da rodada, a probabilidade desta combinação de resultados era de apenas 0,2%, segundo o site “Chance de Gol”.

O tricolor pode terminar a competição na lanterna do grupo A, onde permanece desde a 5ª rodada. A campanha desta temporada foi inferior que a de 2008, ano em que o tricolor foi rebaixado para a Série D em um cenário similar. Na época, foram 12 gols marcados em 12 jogos com duas vitórias, ambas no Arruda, seis empates e quatro derrotas. 

“É complicado, difícil e chato, mas eu estou em outra profissão e procurando fazer o melhor. Infelizmente não aconteceu, é muito difícil a nossa situação, mas vamos esperar para ver o que acontece e a partir daí pensar no que Santa Cruz vai fazer no futuro disputando uma série que não era para estar nunca, mas infelizmente o futebol é assim mesmo”, declarou Givanildo, diretor técnico de futebol.

Além da campanha decepcionante na Série C, neste ano a Cobra Coral foi eliminada na semifinal do Pernambucano, caiu na segunda fase da Copa do Brasil e protagonizou a lanterna de seu grupo no Nordestão. No decorrer da temporada, quatro treinadores passaram pelo clube e 41 jogadores foram contratados em meio a reformulações, 21 destes não atuam mais no clube. 

Em toda a temporada, foram 37 partidas, com apenas sete vitórias, dez empates e 20 derrotas na conta. Dentro do Arruda, os números não demonstram melhora, o clube saiu vitorioso em três dos 18 confrontos que disputou. 

Mesmo com a decepção dos torcedores tricolores, o ano de 2021 ainda pode entrar para a história do clube como o pior, desde a sua fundação em 1914. De acordo com dados levantados por Arthur Silva, do perfil "Santa Stats" no Twitter, o atual aproveitamento de 27,93% já é o mais baixo de todos, e, mesmo que vença as últimas cinco partidas restantes, seria a pior temporada do Santa Cruz desde 1942. 

Apesar do rebaixamento, o Tricolor do Arruda ainda terá calendário após o fim da primeira fase da Série C. Entre os dias 20 e 21 de outubro a Cobra Coral aguarda o vencedor do duelo entre Floresta e Treze para conhecer seu adversário na segunda fase da pré-Copa do Nordeste. 

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.

Veja também

Após empate, Hélio reforça que ainda acredita em acesso
Futebol

Após empate, Hélio reforça que ainda acredita em acesso

Após início com falhas, Náutico reage, mas fica no empate diante do Vasco
Futebol

Após início com falhas, Náutico reage, mas fica no empate diante do Vasco