Futebol

Fluminense vence Flamengo nos pênaltis e conquista Taça Rio

Fluminense vence Flamengo e é campeãoFluminense vence Flamengo e é campeão - Foto: Lucas Merçon/FFC

O Fluminense conquistou a Taça Rio (o segundo turno do estadual) nesta quarta (8) ao vencer o Flamengo nos pênaltis por 3 a 2 no Maracanã, após empate no tempo normal em 1 a 1.

Com o resultado, o clube tricolor se classificou para a final do Estadual do Rio, contra o próprio time rubro-negro, vencedor do primeiro turno da competição. As duas partidas ainda não têm data confirmada.

Gilberto abriu o placar para o time tricolor ainda no primeiro tempo, mas a equipe rubro-negra chegou ao empate com Pedro na parte final da segunda etapa. Rafinha, do Flamengo, perdeu o pênalti que deu o troféu ao rival.

O Fla-Flu desta quarta começou nos bastidores, bem antes de a bola rolar.

Com o rompimento do contrato dos direitos de transmissão do torneio, após a Globo considerar que o jogo entre Flamengo e Boa Vista, transmitido na internet pela FlaTV, feriu cláusulas do acordo, abriu-se a possibilidade de o Fluminense mostrar a partida pela internet.
 

O clube tricolor poderia fazer isso baseado na Medida Provisória 984/2020, publicada pelo governo federal no dia 18 de junho e que dá o direito de transmissão ao mandante do confronto.

No entanto, horas antes da partida, uma liminar concedida pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) autorizava o Flamengo a transmitir a final, o que ia contra a MP que beneficiou o time rubro-negro em outras duas oportunidades.

A liminar acabou cassada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), e o Fluminense manteve a exclusividade da transmissão. O jogo na FluTV, pelo YouTube, atingiu pico de 3,5 milhões de espectadores simultâneos, recorde para um jogo de futebol no streaming brasileiro, que antes pertencia a Flamengo x Boa Vista, com 2,2 milhões.

O JOGO
Diferente do que se costumava ver em jogos do Flamengo, o time de Jorge Jesus não começou em um ritmo acima de seu adversário. Pelo contrário.

Com maior posse de bola e apostando em lançamentos em profundidade nas costas da zaga rubro-negra, o Fluminense teve as melhores chances.

Aos 23, Gilberto veio de trás e obrigou Diego Alves a fazer importante defesa em uma cabeçada. A essa altura, o Tricolor era melhor, e o Fla produzia muito pouco. Aos 35, em contra-ataque, Egídio avançou pela esquerda e colocou na área. Nenê chutou prensado e, na sobra, Yago tirou tinta da trave rubro-negra.

O placar, entretanto, seria alterado dois minutos depois. Aproveitando rebote, Egídio colocou na área, Marcos Paulo raspou e, quando a defesa do Fla marcou Matheus Ferraz, Gilberto se antecipou e cabeceou no cantinho de Diego Alves para abrir o placar.

Na volta para a segunda etapa, o Flamengo, mais ligado, tentou equilibrar as ações. O Flu, com o peruano Fernando Pacheco na vaga de Evanílson, que sentiu desconforto na coxa, tentava os contra-ataques, com Marcos Paulo centralizado.

Aos 19, em boa trama do ataque do Fla, Gerson recebeu cruzamento de Filipe Luís e cabeceou para fora. Mas o Rubro-Negro não engatava bons momentos, muito por um Éverton Ribeiro muito mal no jogo, e também pela marcação bem encaixada do Flu.

Aos 32, entretanto, a superioridade técnica do Fla fez a diferença. Filipe Luís avançou pela esquerda e colocou na cabeça de Pedro, que bem posicionado, deixou o seu no ex-clube, empatando o placar. Dali até o final, o Flamengo teve as melhores chances, mas não conseguiu converter a superioridade física em gols. Aos 49, no último lance, Hudson ganhou na área e cabeceou firme, mas Diego Alves impediu o gol.

Na disputa por pênaltis, mais igualdade: Nenê e Gabigol marcaram. Dodi parou em Diego Alves, e Muriel pegou a cobrança de Willian Arão. Na sequência, Hudson colocou o Flu na frente e viu Léo Pereira bater para fora. Mas o goleiro do Fla defendeu chute de Michel Araújo, que ainda bateu no travessão e na linha, mas não entrou. Pedro empatou tudo de novo. No fim, Fernando Pacheco marcou o terceiro gol tricolor, e Muriel foi herói ao pegar a cobrança de Rafinha.

FLUMINENSE
Muriel; Gilberto (Michel Araújo), Nino, Matheus Ferraz, Egídio; Hudson, Dodi, Yago (Yuri); Nenê, Marcos Paulo (Caio Paulista), Evanilson (Fernando Pacheco). T.: Odair Hellmann

FLAMENGO
Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira, Filipe Luis; Arão, Gerson (Diego), Arrascaeta (Pedro), Everton Ribeiro (Michael); Bruno Henrique (Vitinho), Gabigol. T.: Jorge Jesus

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Bruno Arleu de Araújo
Gols: Gilberto, aos 37min do 1º tempo (Fluminense); Pedro, aos 33min do 2º tempo (Flamengo).

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter