Força-tarefa resgatou o Santa do abismo

Aliança entre dirigentes, atletas e comissão técnica ajudou Tricolor a ressurgir em briga pela classificação na Série C

Executivo de futebol Luciano Sorriso e presidente Constantino Júnior na entrevista coletiva do Santa CruzExecutivo de futebol Luciano Sorriso e presidente Constantino Júnior na entrevista coletiva do Santa Cruz - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Santa Cruz conseguiu uma verdadeira guinada na reta final da Série C. Há cerca de um mês, a equipe agonizava na tabela de classificação. Estava há quatro jogos sem vencer e problemas internos vinham à tona. Princípios de crise dentro e fora do campo. E o sonho do acesso à Segundona cada vez mais longe. Foi aí que uma verdadeira "força-tarefa coral" entrou em ação. Encabeçada pelo presidente Constantino Júnior e pelo executivo de futebol Luciano Sorriso, os dirigentes conseguiram formar uma aliança entre atletas e comissão técnica. Os resultados positivos começaram a aparecer. Nos últimos 30 dias, após quatro duelos disputados, o time somou duas vitórias e dois empates, deixando o Tricolor com boas chances de ir às finais do torneio.

Leia também:
Augusto vira peça essencial na retomada do Santa Cruz
Santa deve ter retorno de Dudu no ataque contra o Náutico

Precisando vencer fora, Santa decepciona como visitante
[Vídeo] Assista aos melhores momentos de Santa 2x1 Globo
Fator sorte pode ser aliado do Santa para a classificação
Náutico pode poupar pendurados contra o Santa

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, quando a situação começava a ficar mais complicada para o time, a diretoria assumiu a responsabilidade. Houve reuniões frequentes entre o presidente, Sorriso, o técnico Milton Mendes, elenco e comissão técnica. A meta era aparar as arestas que surgiram no mau momento, acalmar os ânimos e melhorar as relações na equipe. Alguns membros do departamento de futebol cogitaram entregar o cargo depois dos tropeços em casa contra Ferroviário (0x2) e Treze/PB (1x1), mas foram demovidos da ideia pela diretoria. O ex-presidente Antônio Luiz Neto também teria participação na recuperação do time, ao buscar contribuintes que pudessem prover o "bicho" entregue aos atletas após os resultados positivos.

No momento, o Santa Cruz é o quinto colocado do Grupo A da Série C, com 25 pontos, mesma pontuação do Confiança/SE, na quarta posição, e Imperatriz/MA, que está em terceiro. Para se garantir nas finais, o Tricolor precisa vencer o Náutico no próximo sábado (24), nos Aflitos, e torcer por um tropeço de uma das duas equipes. Em hipóteses mais otimistas, a Cobra Coral pode até avançar de fase com um empate diante do Timbu. Para isso, seria preciso uma derrota do Imperatriz/MA diante do Sampaio Corrêa/MA e torcer para que o Ferroviário/CE, sexto lugar, com 24 pontos, empate com o Confiança/SE. Além disso, o Botafogo/PB não poderia vencer o Treze/PB. Para quem estava quase eliminado, os últimos 30 dias marcaram uma verdadeira ressurreição tricolor.

Veja também

Atleta da seleção é criticada após fala preconceituosa sobre Paulo Gustavo
Futebol

Atleta da seleção é criticada após fala preconceituosa sobre Paulo Gustavo

Acompanhe todos os detalhes do Clássico das Emoções, válido pela fase semifinal do Pernambucano
Decisão

Acompanhe todos os detalhes do Clássico das Emoções, válido pela fase semifinal do Pernambucano