Esportes

Fortaleza empata e perde 1ª chance de título antecipado

Fortaleza vencia por 1x0 até os 36 do segundo tempo, quando levou um gol do CSA, na noite desta terça-feira (6)

Tricolor do Pici abriu o placar, mas não segurou o triunfoTricolor do Pici abriu o placar, mas não segurou o triunfo - Foto: Gustavo Simão/Fortaleza EC/Divulgação

O Fortaleza ficou a pouco mais de dez minutos de conquistar o título da Série B com três rodadas de antecipação. Nesta terça-feira (6), a equipe dirigida por Rogério Ceni levou um gol aos 36 minutos do segundo tempo e ficou no empate por 1x1 com o CSA em um lotado estádio Castelão.

Com o resultado, o Fortaleza, único time com acesso garantido para a Série B em 2019, chegou a 65 pontos. Um empate na próxima rodada, no sábado, contra o Avaí, em Florianópolis, garante o título.

Já o CSA voltou à vice-liderança da competição. O time alagoano foi aos 58 pontos, completando quatro partidas de invencibilidade. Na próxima rodada, o CSA joga em casa contra o Atlético/GO e pode até conquistar o acesso por antecipação, dependendo de uma combinação de resultados.

Leia também:
Fortaleza, de Rogério Ceni, se aproxima de título da Série B
Rogério Ceni leva o Fortaleza para a Série A e alcança primeiro sucesso na carreira de treinador
Nordeste pode ter recorde de times na elite em 2019

Tanto o Fortaleza quanto Ceni buscam seus primeiros títulos nacionais. O clube tem sala de troféus cheia de conquistas estaduais e regionais, mas nunca levantou taça em âmbito nacional. Já o técnico foi campeão da Florida Cup em 2017, com o São Paulo, mas agora tenta confirmar a taça da Segundona.

A partida desta terça mostrou um Fortaleza mais contido do que a torcida está acostumada. A equipe teve menos infiltrações do que em jogos recentes, mas soube ser paciente até abrir o placar aos 35 minutos. Após longa troca de passes frente ao CSA recuado, Jussani viu Dodô partindo em velocidade e deu assistência precisa para o camisa 10 marcar belo gol.

A vantagem desorientou o time alagoano até o intervalo. A proposta de se encolher e somente reagir ao Fortaleza não deu certo no primeiro tempo, no qual o CSA criou apenas uma chance. No segundo tempo, ao contrário, a partida foi mais aberta: Marlon quase ampliou para os donos da casa aos quatro minutos, e em seguida Rubens acertou o travessão e por pouco não empatou.

Na reta final, o jogo mudou de cara. O CSA passou a ter a bola, procurando espaços e forçando o Fortaleza a recuar. Hugo recebeu grande bola na área, mas bateu fraco e desperdiçou o empate. Depois, o mesmo Hugo dividiu com Marcelo Boeck na pequena área e viu o goleiro salvar a centímetros do gol. Na terceira vez, Hugo finalmente fez: empurrou a gol de peito após sobra de escanteio.

DISPUTA PELO G-4

Completam o G-4 o Goiás, que na segunda-feira derrotou o Sampaio Corrêa, e o Avaí, ambos com 57 pontos. O time catarinense jogou fora de casa e empatou com o Atlético/GO por 2x2.

Com o tropeço do Avaí, dois times encostaram no G-4. O Londrina derrotou o Criciúma por 4x2 e está a três pontos dos catarinenses, ocupando o quinto lugar. Logo atrás vem a Ponte Preta, com 53.

Embora ainda esteja a quatro pontos do G-4, a Ponte vem fazendo uma campanha de recuperação e ganhou 16 dos últimos 18 pontos disputados. Nesta terça, a vítima foi o lanterna Boa Esporte, com uma vitória suada por 1x0.

Ainda há três times com chance de acesso, mas nenhuma delas vem em boa fase. O Atlético/GO soma 52 pontos e está em sétimo lugar. Na sequência, o Vila Nova, que foi goleado pelo Brasil/RS, por 5x0, tem os mesmos 52, e o Guarani, que ficou no 0x0 com o Figueirense, está com 50 pontos.

Na parte de baixo da tabela, o Boa Esporte é o primeiro time rebaixado para a Série C, com 29 pontos. O Sampaio Corrêa é o penúltimo colocado, com 32 pontos e não pode mais nem sequer empatar para sonhar com a permanência na Série B.

O Juventude, que nesta terça perdeu para o CRB por 2x0, está com 35 pontos e vive uma situação delicada, ficando a seis pontos da salvação. O Paysandu, com 37 pontos, é o primeiro time da zona de descenso, e está a quatro pontos do CRB.

 

Veja também

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro
Futebol

Dois jogadores da Premier League são presos suspeitos de estupro

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; lateral Toty está perto de oficialização
PERNAMBUCO

Retrô anuncia filho de Rivaldo e atacante ex-Santa Cruz; Toty está perto de oficialização

Newsletter