Libertadores

Fortaleza vence Alianza Lima e entra na briga por vaga nas oitavas da Libertadores

Os gols da vitória por 2 a 0 fora de casa foram marcados por Moisés e Pikachu

Atletas do Fortaleza comemoram o gol marcado por MoisésAtletas do Fortaleza comemoram o gol marcado por Moisés - Foto: Luka GONZALES / AFP

O Fortaleza derrotou o Alianza Lima por 2 a 0 em casa nessa quarta-feira (18), em partida da quinta rodada do Grupo F da Copa Libertadores da América, e entrou na luta para avançar às oitavas de final. 

Moisés abriu o placar aos 16 minutos e Yago Pikachu fez o segundo gol aos 80 minutos na partida disputada no Estádio Nacional de Lima, que terminou com o anfitrião eliminado e prolongando sua série negativa de 10 anos no torneio. 

A quinta rodada será encerrada por River Plate e Colo Colo nesta quinta-feira em Buenos Aires.

Com um pé na segunda fase, o argentino River Plate lidera o Grupo F com 10 pontos, seguido pelo chileno Colo Colo e Fortaleza com 7, e Alianza com apenas um. 

Na última rodada do Grupo F, a equipe peruana vai visitar o River no dia 25 de maio em Buenos Aires enquanto o Colo Colo vai receber o Fortaleza em Santiago.

O Fortaleza tem agora um gol a menos que o Colo Colo (que disputou apenas quatro jogos), mas está na zona de classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana em sua primeira participação na Libertadores.

Moisés abre o placar

O clube brasileiro avisou cedo com uma poderosa cabeçada de Benevenuto aos 4 minutos, mas o goleiro do time da casa Ángelo Campos mandou a bola para escanteio. 

O Alianza não atacava com perigo enquanto o Fortaleza insistia e aos 16 minutos Moisés recebeu um cruzamento da direita e finalizou para as redes de Campos. 

Após o gol, o time cearense jogou mais tranquilo, mas não deixou de pressionar, enquanto o Alianza partiu para o ataque, ciente de que a derrota o eliminava do torneio. 

Por volta dos 30 minutos, o time peruano começou a pressionar com mais força e conseguiu uma série de três escanteios, mas esbarrou em uma sólida defesa brasileira.

Pikachu garante vitória

Aos 48 minutos, o Alianza desperdiçou a melhor oportunidade que teve até então, quando o veterano Wilmer Aguirre tocou a bola para o argentino Hernán Barco dentro da área, mas este mandou por cima do travessão. 

Aos 54 Moisés contra-atacou pela lateral esquerda e perto da área tocou para a direita para Yago Pikachu que chegava livre, mas foi sua vez de chutar alto demais. 

O Fortaleza continuou recorrendo ao contra-ataque, aproveitando-se do fato de que os jogadores do Alianza tentavam pressionar sua área. 

Aos 58 minutos, o meia uruguaio Pablo Lavandeira, do time peruano, chutou de fora da área, mas a bola foi por cima.

Aos 65 minutos, Hércules chutou da esquerda para o gol de Campos, mas a bola foi pela linha de fundo. 

O jogo passou a ser lá e cá, com ataques e cruzamentos recorrentes da esquerda e contra-ataques rápidos do Fortaleza. 

O time brasileiro garantiu a vitória aos 80 minutos, quando um cruzamento da esquerda de Lucas Lima foi enviado para a rede adversária por Yago Pikachu. 

Assim, o Fortaleza cumpriu sua tarefa em Lima, embora precise ainda vencer em sua visita ao Colo Colo para avançar às oitavas de final. Além disso, precisa que o clube chileno perca em Buenos Aires nesta quinta-feira. 

Já o Alianza chegou a 28 jogos sem vitórias na Copa Libertadores, uma sequência negativa que começou há uma década. 

No jogo de ida, em 27 de abril, o Fortaleza venceu o time peruano por 2 a 1.

Veja também

Uso de vale-cultura para atividades esportivas vai à sanção presidencial
Esportes

Uso de vale-cultura para atividades esportivas vai à sanção presidencial

Exército vai garantir segurança da cerimônia de abertura dos Jogos de Paris no Sena
OLIMPÍADAS 2024

Exército vai garantir segurança da cerimônia de abertura dos Jogos de Paris no Sena

Newsletter