Futebol

FPF explica situação de fase final na Arena de Pernambuco

Presidente da federação, Evandro Carvalho evitou bater o martelo sobre mandar jogos das quartas e semifinal no estádio, mas confirmou que há probabilidade

Evandro Carvalho, presidente da FPFEvandro Carvalho, presidente da FPF - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

No anúncio feito pelo Governo do Estado, ficou informado de que os jogos das finais do Campeonato Pernambucano 2020, marcados para os dias 2 e 5 de agosto, serão na Arena de Pernambuco, por questões de logística. Há, porém, a possibilidade de os duelos das quartas e semifinais da competição também acontecerem no estádio de São Lourenço da Mata.

"Estamos tratando disso. É uma questão que não passa pelo lado técnico, mas sim médico e sanitário. Depende da curva epidêmica, da quantidade de casos, da situação da região... É algo a ser visto a cada cinco dias. Vamos acompanhar semana a semana. Garantindo mesmo, por enquanto, apenas as finais na Arena, mas podemos fazer tudo lá. Por medida de segurança, é justificável jogar lá, já que tem pouca aglomeração nos arredores. Estamos trabalhando com a CBF para definir a tabela do Estadual. A tendência é que seja tudo lá também (quartas e semifinal)", afirmou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho.

Nas datas separadas para o término do Pernambucano, dois detalhes chamam atenção: no dia 21 de julho, além das quartas de final do Estadual, também será disputada a rodada final da primeira fase da Copa do Nordeste. Já o duelo da volta da decisão do torneio local acontecerá no dia 5 de agosto, na data posterior à final do Nordestão.
 

O Campeonato Pernambucano foi paralisado na última rodada da primeira fase, faltando cinco jogos para a definição dos seis clubes que avançam ao mata-mata. São eles: Sport (5º) x Santa Cruz (1º), Afogados (6º) x Vitória (10º), Salgueiro (2º) x Náutico (4º), Decisão (9º) x Central (7º) e Retrô (3º) x Petrolina (8º). Além da data para esses confrontos, o Estadual precisa agendar mais quatro dias para os jogos das quartas de final e semifinal - ambas com partida única -, além das finais, com duelos de ida e volta. Cobra Coral e Carcará já estão assegurados na etapa seguinte.

Os dois primeiros colocados da fase inicial não disputam as quartas de final, avançando diretamente para as semifinais. Os quatro piores ficarão no quadrangular do rebaixamento, jogando entre si. Os dois com desempenho inferior caem para a Série A2. O Pernambucano também dá vaga à Copa do Brasil e à Série D - neste ano, por exemplo, o Estado está representando na quarta divisão por Afogados, Central e Salgueiro.

Veja também

Em nota, Náutico informa que Dal Pozzo comandará time sub-23
Futebol

Em nota, Náutico informa que Dal Pozzo comandará time sub-23

Negueba continua à espera de rescisão com o Vitória para desembarcar no Recife
Santa Cruz

Negueba continua à espera de rescisão com o Vitória para desembarcar no Recife