Futebol alemão aguarda aval do governo para voltar em maio

Bundesliga pode ser a primeira das grandes ligas do futebol europeu a retornar as atividades

Bayern busca o sétimo título consecutivo da BundesligaBayern busca o sétimo título consecutivo da Bundesliga - Foto: Christof STACHE / AFP

A Liga Alemã de Futebol (DFL) está "disposta" a retomar suas atividades em 9 de maio, com os jogos sendo disputados com portões fechados, se receber o aval das autoridades, afirmou nesta quinta-feira (23) o presidente da entidade, Christian Seifert.

Após uma reunião por videoconferências com os representantes dos 36 clubes da primeira e segunda divisões da Alemanha, Seifert afirmou que a competição estava em condições de ser retomada, depois de ser suspensa em meados de março devido à pandemia do coronavírus.

A Bundesliga é a primeira das grandes ligas europeias, todas suspensas desde meados de março, a apresentar um calendário para o reinício da competição, seguindo a diretriz da Uefa de concluir os campeonatos nacionais e continentais até agosto. O esperado anúncio do futebol alemão poderia abrir o caminho para que que outros países façam o mesmo, limitados pelos imperativos sanitários e pela necessidade de concluir a temporada para receber o dinheiro dos direitos de transmissão, indispensável para sua sobrevivência econômica.

A DFL afirmou nesta quinta-feira ter recebido as garantias do pagamento dos direitos de televisão, com um valor estimado em 300 milhões de euros, o que garantiria a liquidez dos clubes profissionais até 30 de junho. A confirmação da disputa das últimas nove rodadas do Campeonato Alemão dependerá agora do aval das autoridades políticas alemãs.

Leia também:
'Não estamos nem perto do retorno do futebol', diz ministro argentino
Federação Italiana insiste em retomar futebol no início de junho
Pandemia é uma 'ameaça quase existencial' para o futebol feminino


Duas das principais autoridades dos 'Länder' (estados federados) alemães, os conservadores Armin Laschet e Markus Söder, já haviam cogitado na segunda-feira (20) a possibilidade do futebol voltar no país em 9 de maio, mas sem torcidas nos estádios. A Alemanha sofre em menor escala o impacto da pandemia em relação a vizinhos europeus como Itália, França ou Espanha, mas aglomerações públicas estão proibidas no país até 31 de agosto.

Veja também

Ana Sátila faz ótimo tempo e avança à final da canoagem slalom nas Olimpíadas
Jogos Olímpicos

Ana Sátila faz ótimo tempo e avança à final da canoagem slalom nas Olimpíadas

Judoca Mayra Aguiar perde para alemã e disputará repescagem nas Olimpíadas
Jogos Olímpicos

Judoca Mayra Aguiar perde para alemã e disputará repescagem nas Olimpíadas