Esportes

Futebol alemão aguarda aval do governo para voltar em maio

Bundesliga pode ser a primeira das grandes ligas do futebol europeu a retornar as atividades

Bayern busca o sétimo título consecutivo da BundesligaBayern busca o sétimo título consecutivo da Bundesliga - Foto: Christof STACHE / AFP

A Liga Alemã de Futebol (DFL) está "disposta" a retomar suas atividades em 9 de maio, com os jogos sendo disputados com portões fechados, se receber o aval das autoridades, afirmou nesta quinta-feira (23) o presidente da entidade, Christian Seifert.

Após uma reunião por videoconferências com os representantes dos 36 clubes da primeira e segunda divisões da Alemanha, Seifert afirmou que a competição estava em condições de ser retomada, depois de ser suspensa em meados de março devido à pandemia do coronavírus.

A Bundesliga é a primeira das grandes ligas europeias, todas suspensas desde meados de março, a apresentar um calendário para o reinício da competição, seguindo a diretriz da Uefa de concluir os campeonatos nacionais e continentais até agosto. O esperado anúncio do futebol alemão poderia abrir o caminho para que que outros países façam o mesmo, limitados pelos imperativos sanitários e pela necessidade de concluir a temporada para receber o dinheiro dos direitos de transmissão, indispensável para sua sobrevivência econômica.

A DFL afirmou nesta quinta-feira ter recebido as garantias do pagamento dos direitos de televisão, com um valor estimado em 300 milhões de euros, o que garantiria a liquidez dos clubes profissionais até 30 de junho. A confirmação da disputa das últimas nove rodadas do Campeonato Alemão dependerá agora do aval das autoridades políticas alemãs.

Leia também:
'Não estamos nem perto do retorno do futebol', diz ministro argentino
Federação Italiana insiste em retomar futebol no início de junho
Pandemia é uma 'ameaça quase existencial' para o futebol feminino


Duas das principais autoridades dos 'Länder' (estados federados) alemães, os conservadores Armin Laschet e Markus Söder, já haviam cogitado na segunda-feira (20) a possibilidade do futebol voltar no país em 9 de maio, mas sem torcidas nos estádios. A Alemanha sofre em menor escala o impacto da pandemia em relação a vizinhos europeus como Itália, França ou Espanha, mas aglomerações públicas estão proibidas no país até 31 de agosto.

Veja também

Santa Cruz libera sete atletas fora dos planos para sequência de 2022 e temporada 2023
Futebol

Santa Cruz libera sete atletas fora dos planos para sequência de 2022 e temporada 2023

Elano confirma Bruno e retorno de Jean Carlos contra o Vila Nova
Futebol

Elano confirma Bruno e retorno de Jean Carlos contra o Vila Nova