Futebol espanhol retorna com adversários duros para grandes na Copa do Rei

O atual campeão Barcelona, reencontrará nesta quinta-feira o Athletic Bilbao

Simone Santana (PSB) é autora da lei.Simone Santana (PSB) é autora da lei. - Foto: Divulgação

Após a parada de fim de ano, o futebol espanhol retorna nesta semana com a disputada das partidas de ida da final da Copa do Rei, com direito a duelos duros para os gigantes Real Madrid e Barcelona.

O atual campeão, o Barcelona, reencontrará nesta quinta-feira o Athletic Bilbao, clube que enfrentou (e derrotou) em três das últimas oito edições da competição.

Para vencer, o Athletic se segura às lembranças da Supercopa da Espanha da última temporada, quando venceu o Barça por 5 a 1 no placar agregado, graças à vitória por 4 a 0 em San Mamés.

Historicamente, o Barcelona também costuma sofrer nos primeiros jogos de um novo ano, já que muitos de seus jogadores, como Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar, passam as festas com suas famílias em seus países de origem, realizando viagens longas e cansativas.

Já o Real Madrid volta a campo na quarta-feira, após conquistar em 18 de dezembro o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão.

O grande objetivo do técnico Zinedine Zidane é que não se repita o ocorrido em 2015, quando o clube 'merengue' teve uma forte queda de rendimento após a conquista do Mundial de Clubes, terminando o restante da temporada sem títulos e com o técnico italiano Carlo Ancelotti sendo demitido.

Na época Zidane era assistente de Ancelotti e tentará não repetir os erros do passado, apesar de ter pela frente um complicadíssimo confronto contra o Sevilla.

A equipe andaluz, terceira colocada no Campeonato Espanhol, vem sendo a única capaz de manter o ritmo dos gigantes, somando quatro vitórias nos últimos cinco jogos, além de garantir a classificação às oitavas de final da Champions.

Nesta quarta-feira também começará um interessante confronto entre duas das equipes em melhor fase na Espanha, Real Sociedad e Villarreal.

Os duelos de oitavas de final começam nesta terça-feira com quatro partidas, a mais atrativa sendo o duelo entre o Las Palmas, invicto em casa nesta temporada, e o Atlético de Madri, que não vem conseguindo mostrar a solidez e regularidades das últimas temporadas.

- Programação dos jogos de ida das oitavas de final da Copa do Rei:

Terça-feira:

(16h00) Valencia - Celta Vigo

Osasuna - Eibar

(18h15) La Coruña - Alavés

Las Palmas - Atlético de Madri

Quarta-feira:

(16h00) Real Sociedad - Villarreal

Alcorcón (D2) - Córdoba (D2)

(18h15) Real Madrid - Sevilla

Quinta-feira:

(18h15) Athletic Bilbao - Barcelona

As partidas de volta serão disputadas entre 10 e 12 de janeiro.

Veja também

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB
Santa Cruz

'Foi uma partida atípica', declara João Brigatti após derrota para o Botafogo/PB

Em noite de despedidas, Santa dá adeus a Danny Morais e ao Nordestão 2021 com derrota
Copa do Nordeste

Em noite de despedidas, Santa dá adeus a Danny Morais e ao Nordestão 2021 com derrota